Título: Proposta já foi encaminhada, diz Itamaraty
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Internacional, p. A-13

O Mercosul entregou sua proposta para tentar chegar até o dia 31 de outubro a um acordo de livre comércio com a União Européia (UE), afirmou sábado o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. "O Mercosul fez entrega oficial, em 24 de setembro, de sua oferta completa de acesso a mercados nas áreas de bens agrícolas, bens industriais, serviços e investimentos, assim como de oferta no setor de compras governamentais", disse em nota o Itamaraty. De acordo com o Ministério, a proposta foi acertada durante em reunião com os parceiros do bloco, ocorrida entre os dias 22 e 24 de setembro, em Brasília.

A nota da chancelaria brasileira diz que "as ofertas encaminhadas ao lado europeu constituem importante avanço no processo negociador, na medida em que buscam atender aos pleitos da parte européia para a consecução de um acordo de livre comércio birregional". Assim, segundo o Itamaraty, a oferta de bens foi ampliada para incorporar a liberalização de mais de 90% das importações provenientes da UE, com aceleração do ritmo dessa liberalização, sobretudo nos setores agrícola e agroindustrial. Na área de serviços, foram consolidadas aberturas a prestadores europeus como os de telecomunicações e financeiro.

A oferta do bloco latino-americano foi acompanhada por um conjunto de condições, "essencial para a concretização da abertura". Dentre os requisitos, estão os de que as quotas para produtos agrícolas propiciem efetivo acesso adicional ao mercado europeu de forma imediata, e com perspectiva de crescimento ao longo do tempo; e de que não se busque limitar no futuro o potencial exportador do Mercosul. Também foi exigido que os ganhos econômicos desse fluxo intensificado de comércio se revertam aos exportadores latino-americanos e que se abram reais perspectivas de participação de prestadores de serviços do Mercosul no mercado europeu.

Na sexta-feira, a porta-voz de Comércio da UE, Arancha González, disse em Bruxelas que a troca de ofertas seria feita apenas nesta semana já que o Mercosul pedira um pouco mais de tempo. Um dia antes, porém, o subsecretário de Integração Econômica Americana e do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores argentino, Eduardo Sigal, disse que o pedido de tempo fora feito pelos europeus e que o Mercosul já concluíra sua proposta.