Título: União Européia poderá aprovar oferta da Oracle
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/09/2004, Telecomunicações & Informáticas, p. A-15

A fabricante de software Oracle provavelmente obterá aprovação da Comissão Européia para sua oferta hostil de US$ 7,7 bilhões pelo controle acionário da rival PeopleSoft, disse uma fonte ligada ao caso na sexta-feira.

A Comissão continua a negociar o plano com a Oracle, mas planeja tomar uma decisão antes do final de outubro, anunciou na sexta-feira uma porta-voz da Comissão Européia. "O comissário (Mario) Monti gostaria de tomar uma decisão sobre isso antes do final de seu mandato", disse a porta-voz da Comissão, Amelia Torres. "Mas ainda não reiniciamos o relógio. Estamos em contato com a Oracle", acrescentou Amelia. A Comissão, encarregada de fiscalizar as questões de truste na União Européia, suspendeu a revisão da proposta em abril, mas reiniciará o processo em breve, segundo a fonte, o que dá à organização cerca de um mês para decidir.

Os serviços da Comissão estavam divididos quanto à aprovação da compra. Mas recente decisão judicial nos Estados Unidos e a apresentação de novas provas oferecidas pela Apple ajudaram a aproximar a Comissão de uma posição favorável à liberação. A CE tem a política de tentar coordenar suas ações com as dos EUA, mas se viu presa entre a oposição do Departamento da Justiça à transação e a aprovação judicial à oferta.