Título: Confiança do consumidor cai mais uma vez
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, Meio Ambiente, p. A-11

A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu novamente em setembro, após recuar também em agosto, devido às persistentes preocupações com o mercado de trabalho. O Conference Board, um grupo privado de pesquisa, disse que o índice de confiança do consumidor caiu para 96,8 em setembro, ante 98,7 em agosto.

As preocupações com o mercado de trabalho prejudicaram os gastos dos consumidores, que impulsiona dois terços da economia norte-americana. Os altos preços do petróleo são outra ameaça. "Se os consumidores não se animarem, a economia está arriscada a perder impulso novamente", disse Chris Rupkey, economista financeiro sênior do Bank of Tokyo-Mitsubishi Ltd. de Nova York.

O percentual de consumidores que disse estar difícil conseguir emprego subiu para 28,3%, ante 26% em agosto. A parcela de consumidores que acredita haver bastante emprego caiu de 18,4% para 16,8%. "As recentes quedas do índice foram causadas basicamente pela deterioração da avaliação das condições de trabalho pelos consumidores", disse Lynn Franco, diretor do Conference Board, em comunicado. Um outro relatório do setor varejista divulgado ontem indicou que os consumidores estão mais cautelosos com os gastos. A pesquisa do Conselho Internacional de Shopping Centers/UBS apontou que as vendas de cadeias de lojas caíram 0,3% na semana passada, enquanto na comparação anual houve crescimento de 3,5%.