Título: "Fator Lula" ajuda, diz CAF
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, Internacional, p. A-12

O presidente executivo da Corporação Andina de Fomento (CAF), Enrique García, afirmou ontem que após vários anos de dificuldades, a América Latina está vendo a "luz no final do túnel". Um dos fatores para isso, segundo ele, é o "fator Lula", é a maior confiança hoje dos mercados internacionais em relação às políticas econômicas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que ajuda a elevar a confiança na América Latina. referindo-se ao aumento da confiança dos mercados na região.

Num almoço com empresários e analistas de Wall Street, García disse que para 2004 a CAF prevê que o Produto Interno Bruto da América Latina aumentará cerca de 4,5%, e o da região andina em torno de 5%. A corporação é uma instituição financeira multilateral de apoio ao desenvolvimento sustentável dos países acionistas, e à integração regional.

O diretor da CAF destacou que as boas perspectivas a curto prazo se baseiam no crescimento de países como Argentina e Venezuela, e nos maiores preços das commodities. "A curto prazo, há uma visão relativamente positiva em relação ao futuro da região." Acrescentou que a médio e longo prazo há tarefas pendentes. E disse que se a taxa de atividade se mantivessem nos níveis dos anos 90, a região levaria até 120 anos para chegar ao nível de renda per capita dos países ricos.