Título: A Prosint vai aumentar sua produção de metanol
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, Indústria & Serviços, p. A-13

A Prosint Química, do setor petroquímico, vai ampliar a produção de metanol e derivados na sua unidade do Rio. O objetivo da ampliação é suprir o déficit deste produto no mercado interno e aumentar sua participação na cadeia produtiva. O projeto da Prosint visa aumentar a capacidade nominal de produção de metanol de 180 mil toneladas/ ano para 270 mil toneladas/ ano. Além disso, vai montar uma unidade para a produção de metilal, que é um derivado do metanol, de 10 mil toneladas/ ano.

O investimento total no projeto será de cerca de US$ 17 milhões e durante a implantação, que levará cerca de 18 meses, a estimativa é de que sejam gerados mil empregos diretos e indiretos. De acordo com o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, com a conclusão do empreendimento o Estado do Rio de Janeiro terá receita adicional de ICMS de R$ 5,5 milhões/ ano e aumento significativo do suprimento de metanol.

Quanto ao mercado brasileiro de metanol, o presidente da Prosint, Carlos Cruz, disse que hoje o consumo anual do produto é de 600 mil toneladas. "Já a produção local é de 265 mil toneladas (Prosint/ RJ e Metanor/ Bahia). A importação é de 335 mil toneladas", informou Cruz.