Título: Remédios da moda
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 01/04/2011, Brasil, p. 7

Memória A falta de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) levou à suspensão, em dezembro passado, de outro medicamento que prometia emagrecimento quase milagroso e caiu no gosto de muitos compradores. A caralluma fimbriata, que era vendida como emagrecedor natural também pela internet, não tinha comprovação de segurança ou eficácia.

Segundo o endocrinologista Juliano Zakir, as medidas de segurança tomadas pela agência evitam o consumo de substâncias que podem não estar informadas no rótulo e a propaganda enganosa. ¿Podem haver remédios que realmente são para emagrecer, que deveriam ser vendidos apenas com prescrição médica. ¿Para o médico, os distribuidores cometem o crime de vender drogas de uso controlado sem a orientação necessária. ¿E aí fica o perigo, porque toda medicação exige cuidados, tem contraindicações¿, alerta.

Em dezembro, a decisão publicada pela Anvisa previa também a proibição da manipulação dos componentes da fórmula da caralluma. A resolução de ontem em relação ao dietrine não traz restrição quanto à venda manipulada de substâncias nele contidas, mas a agência reguladora informou ao Correio que a faseolamina, principal componente fitoterápico indicado pelo rótulo do remédio proibido, também não é registrada no país e, portanto, não deve ser manipulada ou ingerida.