Título: Relatório a caminho
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 01/04/2011, Brasil, p. 7

Depois de promover uma audiência pública para discutir a proibição no mercado brasileiro do inibidor de apetite sibutramina, da anfepramona, da femproporex e da mazindol ¿ remédios usados para emagrecimento chamados anorexígenos anfetamínicos ¿, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prepara um documento com base no que foi discutido no encontro com representantes da classe médica e farmacêutica e artigos recebidos de diversos segmentos da sociedade contra e a favor da medida. O relatório será entregue à direção do órgão para uma votação que encerrará a questão, mas ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer.

A audiência realizada no fim de fevereiro foi marcada pela defesa a favor dos medicamentos para auxiliar tratamentos contra a obesidade. Entre as associações médicas e farmacêuticas presentes apenas a Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime) se posicionou a favor do banimento dos anorexígenos, sob a alegação de que os remédios representam perigo aos pacientes.

O argumento dos que defendem os emagrecedores é que os pacientes não podem ser privados do auxílio medicamentoso nos casos em que todas as alternativas de redução de peso se esgotaram. Segundo eles, há pacientes que não conseguem emagrecer apenas com alimentação balanceada e exercícios físicos. A Anvisa, por sua vez, afirma que defende a proibição baseada em estudos científicos que comprovam a ineficácia e os riscos de ingestão dessas substâncias. (AES)