Título: Anvisa barra venda de inibidor
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 01/04/2011, Brasil, p. 7

EMAGRECEDORES

Usado por pessoas que lutam contra a balança para emagrecer, o dietrine, vendido com a promessa de perda rápida de peso, foi proibido no Brasil. Em resolução publicada ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a importação, a distribuição e o comércio do produto, que não é registrado pelo órgão regulador. Segundo a Anvisa, o remédio chega ao país por empresas desconhecidas, que não têm registro.

O dietrine é facilmente encontrado para venda pela internet e pelo menos dois sites se dizem representantes ¿oficiais¿ das cápsulas ¿ apresentadas como suplementos ¿ no Brasil. Um deles afirma que o composto tem ¿ajudado milhares de pessoas a alcançar seus objetivos de emagrecimento¿. As páginas vendem o produto e oferecem as opções de pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, sem a necessidade de orientação de um profissional especializado.

Segundo os sites, o medicamento limita a absorção de carboidratos pelo organismo, diminuindo, assim, a quantidade de calorias ingeridas. No entanto, não há comprovação científica de que os componentes da fórmula ¿ faseolamina (derivado do feijão branco), vanadium e cromo ¿ sejam eficientes para auxiliar a perda de peso, segundo o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). ¿Pode ser que um dia se comprove algum resultado, mas hoje não há. Todos querem a fórmula da pílula mágica, da dieta mágica, mas ela infelizmente não existe¿, afirma.

As facilidades e a promessa de emagrecimento quase milagroso devem ser vistas com cuidado, segundo o endocrinologista Juliano Zakir. Ele lembra que a proibição da Anvisa repete o que aconteceu com a caralluma, em dezembro do ano passado (veja memória). ¿São compostos que prometem maravilhas e não são realmente testados, comprovados cientificamente¿, alerta o médico.

Comércio prossegue Mesmo com a proibição, os fabricantes continuam recebendo encomendas de internautas. A reportagem do Correio entrou em contato, na tarde de ontem, com a central de atendimento ao cliente de um distribuidor do dietrine. Pelo telefone, a atendente garantiu que as vendas são feitas normalmente e que, ¿a partir de amanhã (hoje), estará (o produto) registrado na Anvisa¿.

A agência reguladora não se manifestou sobre o assunto e, por meio da assessoria, afirmou que nunca recebeu solicitação de registro do remédio, nem mesmo teve acesso ao produto. Por isso, não há como comprovar se a fórmula do medicamento realmente contém o que é prometido no rótulo.

Segundo a Anvisa, a fiscalização sobre a venda em drogarias é de responsabilidade das vigilâncias sanitárias estaduais. Quanto ao comércio pela internet, o órgão afirmou que tem equipes de fiscalização que acompanham a rede para inibir ou eliminar as vendas. Nos casos em que o domínio é hospedado em outros países, a agência reguladora encaminha as denúncias para a Polícia Federal.

Sem excesso Principal fonte de energia do organismo, os carboidratos podem acabar se tornando vilões se ingeridos em excesso. Segundo a nutricionista Aline Cabral Bezerra Freitas, é preciso ficar atento aos dois tipos existentes: os simples, presentes em alimentos industrializados, farinhas brancas, açúcar, arroz branco, pão branco; e os complexos, encontrados nos produtos integrais e nas frutas. Enquanto os carboidratos simples, se ingeridos sem controle, podem provocar o ganho de peso; os integrais, segundo a nutricionista, podem auxiliar aqueles que desejam emagrecer. ¿Eles têm absorção mais lenta, são mais benéficos porque não se transformam em glicose rapidamente. São os mais recomendados também para diabéticos¿, explica Aline.