Título: Chandon lança o primeiro espumante luxo do País
Autor: Regina Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, bebidas, p. A-18

Fabricante faz série limitada para comemorar 30 anos de Brasil. A Chandon, dentro das comemorações dos seus 30 anos de Brasil, lança uma luxuosa edição limitada, com apenas 1973 garrafas numeradas, do espumante Excellence Magnum, que vai chegar aos seus poucos consumidores finais por cerca de R$ 150. "Queremos ser o espumante de luxo do mercado, importado ou nacional, como convém a uma marca do grupo LVMH e o lançamento do Excellence Magnum é acima de tudo a comprovação disto", afirma Laurent Boidevèzi, diretor-geral da LVMH Vinhos e Destilados no Brasil. O grupo é o principal conglomerado mundial em marcas de luxo, com um portfólio de mais de 50 prestigiosas grifes de bebidas, moda, perfumes, cosméticos e jóias.

Para Boidevèzi, o preço do Excellence Magnum, que poderia ser considerado alto para um espumante nacional, não é de fato a preocupação da Chandon ou dos seus consumidores. "Nossos espumantes custam de R$ 30, para o Brut, a R$60 para o Excellence em garrafa normal, devido ao alto custo de nossa produção, necessários para se conseguir a excelência, mas também devido aos altos impostos, mas, mesmo assim, detemos 60% do market share de tudo que borbulha neste País com preços acima de R$15", garante.

A Chandon tem uma produção de dois milhões de garrafas/ano, sendo 70 mil da Excellence. "E isto, apesar de nossa distribuição ser altamente seletiva. Não nos interessa, por exemplo, estar nos supermercados, a não ser os muito especiais". Diz Boidevèzi que hoje a produção da Chandon não é definida pelo mercado, mas pela capacidade de produção dos vinhedos da empresa onde é feito um trabalho altamente seletivo.

O Excellence Magnum será comercializado em delicatessens em todo o País que, pela limitação da produção, não devem receber mais que três ou quatro garrafas cada. Produto de alto luxo, a Excellence Magnum vem numa embalagem elaborada à mão com um material texturizado na cor preta, com detalhes dourados em hot stamping. O berço (parte interna) é revestido em tecido com recorte para acomodar a garrafa, acompanhada de um certificado com sua numeração.

"Temos que perder esta idéia de que porque o produto é nacional não pode ser tão bom", diz Boidevézi. "Quando da Moët selecionou a Serra Gaúcha como uma das quatro regiões do mundo para onde ia se expandir, sempre pensou em produzir aqui um espumante de alta qualidade como é a característica da casa", afirma. Além do Brasil, a Moët selecionou, na década de 70, áreas na Argentina, Austrália e Califórnia, nos Estados Unidos, preocupada com a escassez de terra, que hoje é uma realidade, na região de Champagne, na França (único local do mundo que pode dar ao seu espumante o nome de champagne).

"Hoje garanto que produzimos o primeiro espumante de luxo brasileiro, perfeitamente compatível com o portfólio do grupo LVMH." afirma Boidevèzi. "Uma grande marca é resultado de um produto extraordinário e da capacidade de inovação e criatividade. E isto define nosso produto", garante.

"O Excellence Magnum é o resultado do aprendizado de 30 anos da Chandon no Brasil e reúne toda sua excelência nesta edição limitada, a começar pelo uso da garrafa magnum, que proporciona ao produto sua melhor condição para envelhecimento, e lhe confere extrema elegância e requinte", diz o enólogo francês Philippe Mèvel, que na década de 90 trocou a França pela Serra Gaúcha com o firme propósito de desenvolver, no Brasil, espumantes com a melhor qualidade mundial.

Aqui, ele elaborou alguns espumantes considerados históricos, como o Chandon Passion e o Excellence Brut Reserve, em 1988, e o Chandon Rouge, em 2000, "A Serra Gaúcha vai consolidar-se como a região que produz os melhores espumante do mundo", assegura o especialista. "Além da Chandon, a região abriga outros produtores de qualidade".

A garrafa Magnum com 1,5 litro (o dobro da garrafa normal) tem uma melhor relação entre o volume do líquido e a área da rolha. Assim, no lugar dos recomendados dois a três anos de guarda, o produto alcança seguramente, segundo Mèvel, os cinco anos.

O Magnum e é quase um millésime (produzido a partir de só uma safra), com 90% das uvas da safras 2002 e 10% da safra 2001. Sua composição reúne variedades de uvas Chardonnay (30%) e Pinot Noir (60%) selecionadas nos melhores vinhedos da fabricante. "Temos o conceito de elaboração de luxo, com foco na harmonia da maturação da uva. Só usamos as uvas top", conta Mèvel. "E para a seleção final dos vinhos que vão compor o espumante, contamos com um comitê de degustação: qualquer discordância, o vinho é rechaçado".