Título: Fracassa negociação pelo fim de embargo da Rússia
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, Agribusiness, p. B-12

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que não houve avanço nas negociações pelo fim do embargo russo sobre as carnes do Brasil. "Continuamos na mesma", disse o ministro ao chegar a um evento sobre os desafios da pesquisa e da inovação tecnológica na área agrícola, em São Paulo.

O governo da Rússia proibiu as importações de carnes brasileiras depois do anúncio da descoberta um foco de febre aftosa na cidade de Careiro da Várzea, no leste do Amazonas, em 10 de setembro último. A região é considerada de risco e não exporta animais.

Uma missão brasileira foi a Moscou se reunir com o serviço veterinário do governo russo para tentar resolver o problema, mas não obteve êxito.

O ministro afirmou que a questão da defesa sanitária é uma das prioridades do governo, considerando as conseqüências que um único problema sanitário pode provocar para a economia e o setor de carnes do país.

"Não podemos permitir isso. A Rússia deixou de comprar frango e suínos do Sul do Brasil por causa de uma única vaca infectada no Norte. O dado sanitário é muito importante para os mercados internacionais", apontou. Rodrigues disse que o governo dobrou o orçamento destinado à área sanitária para o ano que vem.

"Essa questão que só será resolvida quando toda a sociedade se conscientizar dos graves danos que problemas sanitários criam para o país". Rodrigues referiu-se à negligência de pecuaristas quanto à vacinação contra a aftosa.