Título: A Melissa hoje corre o mundo
Autor: Fabiana Gitsio
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Primeira Página, p. A-1

Sandália de plástico lançada há 25 anos é fenômeno de design nacional. Podem estar tanto nos pés das adolescentes quanto das quarentonas de boa memória afetiva. As sandálias Melissa completam 25 anos como um precursor bem-sucedido do design brasileiro em calçados plásticos. Só no País, já foram vendidos mais de 50 milhões de pares do modelo inicial. Depois de acompanhar a própria evolução do plástico, as novas versões dessas sandálias ganharam status ao associarem-se a nomes prestigiosos como o do artista plástico Romero Brito e dos estilistas Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer. Em 2004, a parceria é com os Irmãos Campana, festejada dupla de designers de móveis.

E tudo começou com as viagens do jovem Pedro Grendene, nos idos de 70, pela Riviera francesa. Pedro notou que uma fina sandalhinha de pescadores, que os praianos usavam para caminhar nas areias pedregosas do litoral francês, era coqueluche entre as mulheres mais descoladas, que até entravam na água com ela. Aqui, as adolescentes pagavam caro em butiques por modelos semelhantes à chamada "fisherman" usada na Europa - estas eram tão frágeis que agüentavam poucas pisadas.

Em 1979, a Grendene lançava, à semelhança da "fisherman", a primeira Melissa. Foi batizada de "aranha", por contar com várias tiras enfileiradas. Agora, o modelo foi reeditado por ocasião das comemorações, até mesmo com o acabamento de efeito em pátina. Na época do lançamento, a Grendene era uma pequena indústria de Farroupilha (RS), que fabricava telas de plástico para envolver garrafões de vinho. O máximo que havia chegado do mundo dos calçados era com alguns solados e saltos.

Novidade no mercado, as adolescentes passaram a disputá-la, à essa altura com um característico tom de coca-cola, mas sem a flexibilidade atual. Cheirava, naturalmente, a plástico, sem a adição das essências de tutti-frutti. Em 1979, a sandália inaugurou o merchandising em horário nobre, na novela Dancing Days.