Título: TRT-SP ordena que 60% dos bancários trabalhem
Autor: )(Maria de Lourdes Chagas/InvestNews e Luiz Orland
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Nacional, p. A-6

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo concedeu ontem liminar determinando o funcionamento normal de todas as agências bancárias do estado com um limite de 40% dos funcionários parados por estabelecimento bancário. A decisão segue a mesma linha da liminar concedida ontem pelo TRT de Pernambuco, onde o limite determinado foi de 60%.

A principal preocupação é com o pagamento dos quase 400 mil novos aposentados, que ainda não receberam seus cartões eletrônicos para saque e precisam se cadastrar até o próximo dia 1 de outubro, apesar da continuidade da greve dos bancários. Caso a determinação do TRT de São Paulo não seja cumprida, a multa é de R$ 200 mil por dia, tanto para os bancários como para os banqueiros.

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra), Grijalbo Coutinho, distribuiu ontem nota oficial de apoio à greve dos bancários, na qual afirma que "a legitimidade do movimento ainda mais se revela quando verificadas as perdas salariais da categoria nos últimos anos, em contraste com a taxa crescente de lucratividade dos bancos, que supera mil por cento nos últimos dez anos, estampando o setor financeiro um lucro de quase R$ 15 bilhões somente em 2003".

Ao contrário da decisão de ontem do TRT paulista, o presidente da Anamatra acha que o movimento dos bancários não fere a Lei de Greve em vigor, "na medida em que o atendimento bancário está pulverizado em milhares de correspondentes bancários, como loterias e agências postais, além de que grande parte das transações continua a ser efetivada pela internet e nas dezenas de milhares de terminais eletrônicos".

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, vai receber hoje as lideranças da greve para tentar uma mediação informal, antes que o dissídio tenha de ser julgado pelo TST. Maria de Lourdes Chagas/InvestNews e Luiz Orlando Carneiro)