Título: Leilão de transmissão será disputado hoje por 25 empresas
Autor: Raymundo de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Energia, p. A-7

O primeiro leilão de linhas de transmissão deste ano será disputado hoje por 25 empresas - 20 brasileiras e cinco espanholas - que vão concorrer aos 11 lotes formatados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sozinhas ou em consórcio. Serão leiloados 2,862 mil quilômetros com investimento previsto de R$ 2,1 bilhões. Entre as 29 empresas que foram pré-qualificadas pela agência, a Luminar, a Eteo, a Iesa e a Trafo não depositaram ontem as garantias necessárias à participação do leilão e ficaram de fora do páreo. A estatal mineira Cemig e a Schahin não apresentaram garantias individuais na Câmara Brasileira de Liquidação e Comércio (CBLC), mas foram mantidas na disputa por estarem em consórcios com outras empresas e grupos.

Os 11 lotes que serão leiloados compreendem 12 linhas de transmissão da rede básica e seis subestações. As novas linhas serão feitas nos estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com abrangência em 148 municípios. A previsão da Aneel é que as linhas leiloadas hoje deverão entrar em operação em 26 meses, no máximo.

A expectativa do mercado é que o deságio oferecido pelos participantes fique bem abaixo dos 36% atingidos no último leilão, realizado em setembro do ano passado e que teve, pela primeira vez, a participação das empresas estatais. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Grandes Empresas Transmissoras e Energia Elétrica (Abrate), Cesar Pinto, a estimativa para o leilão de hoje é de deságio em torno de 5%.

As estatais do sistema Eletrobrás participarão do leilão sozinhas (Chesf) ou em consórcio com empresas da iniciativa privada do própria holding, como no caso de Furnas e Eletronorte que estão no consórcio com a Schahin, Cemig, Queiroz Galvão e Mairengineering pela disputa pelo lote A, o maior do leilão, com 811 quilômetros. O leilão será feito hoje na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

No dia 18 de novembro a Aneel vai leiloar outros dois lotes de linhas de transmissão. No final do ano serão leiloados mais mil quilômetros da rede básica que serão construídos nos estados do Tocantins, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Este leilão será dividido em dois lotes com duas linhas e três subestações. A previsão da agência é que estes dois trechos deverão receber investimento de R$ 1,1 bilhão. Estes foram definido pela área de planejamento da expansão do Ministério de Minas e Energia (MME) e aprovados pelo Conselho Nacional de Desestatização.

Segundo o secretário-executivo do MME, Mauricio Tolmasquim, além dos dois trechos que serão leiloados em novembro deste ano, a proposta de concessão de lotes de linhas de transmissão encaminhada ao governo federal no início deste semestre também contemplava outros trechos, que serão leiloados no próximo ano.