Título: João Paulo ruma para vencer no 1º- turno
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Política, p. A-8

As pesquisas de intenção de voto revelam que a disputa pela prefeitura do Recife poderá ser decidida no primeiro turno. De acordo com a sondagem do Instituto Ibope o prefeito e candidato à reeleição, João Paulo (PT), está com 48% e é seguido pelo deputado Carlos Eduardo Cadoca, da aliança PMDB-PFL-PSDB, aparece em segundo lugar com 25% enquanto o deputado Joaquim Francisco (PTB) é o terceiro com 11%. O deputado e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo FHC, Raul Jungmann (PPS), está no quarto lugar e soma 3%. Os demais postulantes ao cargo não passam de 1%. Votos brancos e nulos podem chegar a 5% e os indecisos somam 4% dos pesquisados. A margem de erro da pesquisa foi de três pontos percentuais, para mais ou para menos. As demais enquetes confirmam as mesmas tendências e, nos últimos dias, conhecidas lideranças vinculadas à aliança PMDB-PFL-PSDB admitem veladamente que o adversário petista levou a melhor na campanha em comparação com o candidato Carlos Eduardo Cadoca, que estaria alicerçado no governador Jarbas Vasconcelos na tentativa de garantir-lhe votos por conta dos índices de aprovação da sua gestão.

O prefeito João Paulo, por sua vez, pautou a campanha contabilizando resultados baseado nas pesquisas de intenção sobre suas benfeitorias na cidade. Medidas na área social, saúde e melhoria e regulamentação do transporte alternativo ditaram o tom dos programas eleitorais do candidato do PT. "A regulamentação do transporte foi muito bom para a população, porque vinha tumultuando toda cidade", disse João Paulo em um dos seus programas.

Com isso, o candidato levou vantagem na guerra eleitoral e subiu progressivamente perante a opinião dos eleitores: João Paulo tinha 24% na primeira pesquisa, ficou com 34% na segunda e foi para 42% na terceira pesquisa.

Na quarta pesquisa ele teve 44% e chegou a 48% das intenções de voto. O seu adversário principal, Eduardo Cadoca, começou bem a campanha com 32% das intenções de voto, caiu para 30% e se manteve nessa faixa até a terceira pesquisa. Registrou 26% na quarta pesquisa e agora está com 25%. O ex-governador, ex-prefeito do Recife e deputado Joaquim Francisco (PTB) tinha 28% na primeira pesquisa, ficou com 20% na segunda, teve 12% na terceira, 13% na quarta pesquisa e chega ao final da campanha com 11% das intenções, conforme o Ibope. As projeções para um eventual segundo turno dão também uma folgada margem de vitória para o prefeito João Paulo. A aliança PMDB-PFL-PSDB reagiu no sentido de reverter a tendência e mobilizou nos últimos dias o senador Marco Maciel e o ex-prefeito e ex-ministro Gustavo Krause, ambos do PFL, em sucessivos depoimentos nos programas eleitorais da TV.

O governador Jarbas Vasconcelos também foi à mídia pedir votos para o candidato da aliança que, entretanto, não consegue até agora uma posição mais confortável nas pesquisas. Nesta sexta-feira os candidatos encontram-se pela última vez antes das eleições de domingo, num debate agendado pela Rede Globo Nordeste.