Título: Henrique tem larga vantagem sobre Borges
Autor: Álvaro Figueiredo
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Política, p. A-8

A previsão de que a disputa pela prefeitura de Salvador seria acirrada nesta eleição, marcada para o próximo dia 3, ao contrário das duas anteriores, em 1996 e 2000, não surpreendeu quem conhece a tendência oposicionista do eleitor metropolitano da capital baiana. Em última instância, essa avaliação deu ao atual prefeito, Antonio Imbassahy (PFL), índice nacional de aprovação em torno de 80%, maior do País, que lhe garantiu tranqüila reeleição do pleito anterior.

Não agora a história é outra. Até agora, todas as sondagens apontam a vitória, mesmo que em segundo turno, do candidato João Henrique (PDT). Seu concorrente, o senador César Borges (PFL), apoiado senador Antonio Carlos Magalhães ainda tenta reverter a desvantagem apontada em todas as pesquisas.

Com um perfil bem ao gosto da classe média, o deputado estadual João Henrique de Barradas Carneiro é filho do ex-governador João Durval Carneiro, que antecedeu o arqui-rival de ACM, Waldir Pires, e ao contrário deste teve um desempenho bastante elogiado pelo eleitor. João Henrique, à frente com cerca de 13% das indicações da última pesquisa, tem sua colocação respaldada em um tom conciliador. Propostas de não pagar estacionamento em shoppings, taxa do lixo, pedágio na Linha Verde, algumas obtidas através de liminares logo derrubadas, mas de forte impacto na mídia, o consolidaram no gosto do contribuinte, cansado de pagar impostos e taxas. Quando faltavam 36 dias para as eleições, a primeira pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Bahia, chegou a colocar o senador César Borges, na liderança. A mesma pesquisa apontava empate, com 12% de intenção de votos, os candidatos Nelson Pellegrino (PT) e Lídice da Mata (PSB). A liderança não se manteve e o resultado da última pesquisa do Ibope indicou o deputado estadual João Henrique Carneiro na liderança para a disputa da Prefeitura de Salvador, cidade governada pelo PFL nos últimos oito anos. Carneiro tem 39% das intenções de voto, contra 26% de Borges. Os números obrigaram a cúpula do PFL a modificar a estratégia da campanha de Borges, que decidiu atuar nos redutos onde o desempenho está abaixo do esperado. O que parece certo até agora é que haverá segundo turno pela primeira vez em 12 anos. Outro ponto definido é a rejeição do eleitorado ao candidato do PT, Nelson Pelegrino. Surpreende ainda a performance da ex-prefeita Lídice da Mata, que superou o petista.

kicker: Depois de 12 anos, pesquisas de intenção de voto apontam que haverá segundo turno