Título: Debates entre Bush e Kerry começam hoje
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Internacional, p. A-9

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e o FBI advertiram as autoridades da Flórida que o debate entre os candidatos à eleição presidencial - o republicano George W. Bush e o democrata John Kerry -, pode ser um alvo atraente para terroristas, segundo a CNN. O debate será na Universidade de Miami, num estado que decidiu, por uma pequena margem de votos, a eleição de 2000, e que poderá ter o mesmo papel neste ano.

Não foi por acaso que os candidatos aceitaram começar hoje uma série de debates transmitidos por TV. Segundo enquetes, em Ohio, Pensilvânia, Missouri e Flórida, a balança pode se inclinar para qualquer um deles, o que torna estes estados na chave para a eleição de novembro.

Na Flórida, a comunidade cubana parece que terá a última palavra. Para os analistas, num universo eleitoral onde os afro-americanos e os porto-riquenhos são na maioria democratas, e onde 80% dos 400 mil cubanos com direito a voto tendem a optar por republicanos, o espaço de indecisão maior está neste último grupo. Mas diversas sondagens apontam que os cubanos abaixo de 40 anos tenderão a decidir seu voto de acordo com o "problema cubano", mas também pelos programas para economia, segurança e saúde. E muitos veteranos exilados parecem indignados pela decisão de Bush, em junho, de restringir viagens e remessas em dólares a Cuba.