Título: Alta de 18% no minério de ferro em 2005
Autor: Gustavo Viana
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Indústria & Serviços, p. A-10

Os preços de minério de ferro deverão subir 18% em 2005, estima a Invested Securities, baseada na observação de que grandes produtoras, como a BHP Billiton e o Rio Tinto Group, não estão conseguindo elevar sua oferta a um ritmo suficientemente acelerado para atender à crescente demanda da China e de outros países. O preço de exportação australiano de minério de ferro do tipo granulado, referência para o mercado, deverá aumentar para US$ 33,36 a tonelada no ano fiscal do Japão, que se inicia em abril, ante os US$ 28,24 a tonelada cobrados este ano, disse o analista da Invested, Nick Hatch, em nota.

"A produção de aço bruto continua sólida", afirmou o analista. "Estamos prevendo que a demanda da China por minério de ferro, despachado por via marítima, aumentará 10% ao ano, entre 2005 e 2010, e que a demanda do restante do mundo crescerá 3% ao ano. Diante disso, esse mercado, ao que parece, apresentará déficit até 2010."

A BHP Billiton, a maior mineradora mundial, está elevando sua capacidade de produção para aproveitar a escalada da demanda e os preços recordes. A produção mundial de aço cresceu 8,5% nos oito primeiros meses deste ano, puxada por um salto de 21% da demanda chinesa, disse o Instituto Internacional de Ferro e Aço.

A Investec também prevê redução de 5% nos preços do minério de ferro em 2006.