Título: O supercomputador mais veloz do mundo é da IBM
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-14
A International Business Machines (IBM) anunciou a criação do mais veloz supercomputador do mundo e informou que ele está sendo utilizando como modelo para os sistemas menores e menos dispendiosos que serão lançados no próximo ano e que podem realizar trilhões de cálculos por segundo.
O Blue Gene/L pode fazer 36,01 trilhões de operações por segundo, superando as 35,86 trilhões de operações do detentor de recorde anterior, o Earth Simulator, da NEC, disse Dave Turek, vice-presidente de Deep Computing, da IBM.
A empresa, maior fabricante de computadores do mundo, está atraindo clientes que querem ter mais poder de computação em menos espaço e com menos custos operacionais. O sistema da IBM, de 33 metros quadrados, toma 1% do espaço do Earth Simulator e consome 96% menos energia, disse Turek. "Essa é a tecnologia que move os negócios da IBM, de computadores a software e serviços", disse Mark Stahlman, um analista da Caris em Nova York.
Os computadores menores Blue Gene, do tamanho de uma geladeira, estarão disponíveis no próximo ano com preço inicial de US$ 1 milhão para um sistema que realiza 5 trilhões de operações por segundo, ou 5 teraflops, disse Turek.
A IBM começará a receber pedidos para os sistemas baseados no Blue Gene/L posteriormente neste ano, com custo por sistema variando de US$ 1 milhão até dezenas de milhões de dólares, disse o porta-voz da IBM, James Larkin.