Título: Microsoft combate o Linux
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-14

A Microsoft, cujo software Windows roda cerca de 95% dos computadores pessoais em todo o mundo, venderá uma versão mais barata desse sistema operacional na Índia e na Rússia, à medida que tenta rechaçar o sistema concorrente Linux e reduzir a pirataria.

A versão, chamada Windows XP Starter Edition, estará disponível nos dois países no início de 2005, anunciou a porta-voz Alex Mercer, que acrescentou não existir ainda um preço de venda determinado.

A Microsoft, maior fabricante mundial de software, já anunciou planos de vender o programa na Tailândia, Indonésia e Malásia, para deter os consumidores que compram programas piratas ou que optam pelo Linux, sistema mais barato.

Na Índia, o novo sistema operacional será vendido por "preço significativamente mais baixo" e incluirá uma versão no idioma hindu, informou o diretor da Microsoft na Índia, Rajiv Kaul, mas sem informar o preço de venda da versão mais simples.

A Rússia detém atualmente o quinto maior índice de pirataria no mundo, com 87%, segundo um estudo de julho feito pela empresa de pesquisas de informática IDC e Business Software Alliance, grupo comercial fundado pela Microsoft.