Título: Suspeita de soja contaminada
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Agribusiness, p. B-12

Autoridades da quarentena chinesa registraram a presença do fungicida carboxin em carregamentos de soja de Brasil e Argentina, informou a agência oficial de notícias do país Xinhua.

Esta foi a primeira vez que o carboxin foi encontrado em um carregamento da Argentina. Anteriormente, vários carregamentos brasileiros haviam tido problemas pela presença de fungicida.

As autoridades em Huangpu, na província de Gaungdong, separaram os grãos afetados do carregamento argentino de 60,9 mil toneladas, avaliado em US$ 16,9 milhões, e os destruíram. As autoridades da quarentena e da província não quiseram comentar o caso. Traders afirmaram que as autoridades portuárias estavam descarregando o carregamento normalmente, apesar do problema.

Na cidade de Tianjin, costa norte de país, um carregamento brasileiro de soja também foi identificado como contaminado com o carboxin. Traders e analistas disseram que o volume provavelmente será descarregado depois da separação dos grãos afetados.

No primeiro semestre a China havia proibido o descarregamento de cinco navios com soja do Brasil depois que o carboxin - um defensivo agrícola prejudicial à saúde - foi encontrado.

"O problema não é mais tão sério e provavelmente não afetará o mercado", disse um trader. A China a adotou regras que determinam a separação dos grãos de soja com fungicida. O carboxin é um fungicida usado para o tratamento de sementes. Às vezes, produtores misturam sementes que não utilizaram aos grãos que vendem no mercado, causando a contaminação.