Título: Novas regras, mais concorrência
Autor: Denise Juliani
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/09/2004, Relatório - Conta e Investimentos, p. 1

Com a chegada da conta investimento, as instituições terão que incrementar a prestação de serviços. A prestação de serviços é a principal arma das instituições financeiras para enfrentar o acirramento da concorrência com a entrada em vigor, amanhã, da conta investimento (CI). A conta investimento é um mecanismo que permite a movimentação entre aplicações financeiras de um mesmo titular sem o pagamento da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e foi instituída pela Lei n 10.892, publicada em agosto. O tributo passa a ser cobrado apenas quando o dinheiro sair da conta-corrente em direção à conta investimento. Uma vez lá, qualquer movimentação entre ativos de um mesmo gestor ou para aplicações de outros gestores estará isenta da cobrança.

A liberdade proporcionada pela conta investimento, no entanto, é relativa, pois vale apenas para os recursos que ingressarem a partir de outubro e já serão aplicados dentro das novas regras. O estoque - recursos aplicados anteriormente - terá de passar pela conta-corrente caso seja transferido para a conta investimento e, dessa forma, não escapa da cobrança. Neste caso, o investidor terá de fazer as contas para avaliar se vale a pena transferir os recursos para a conta investimento, pois a CPMF já foi paga quando da primeira aplicação. Na maioria dos casos, vale a pena ficar na aplicação atual, que estará livre do tributo em 2006.

"Não creio que haverá uma corrida para a migração de recursos já investidos", diz o superintendente do Santander Banespa Asset Management, Edvaldo Morata.

Essa é a posição da maioria das instituições financeiras, principalmente dos bancos de rede, que reforçaram o treinamento de seu pessoal, além de incrementar a prestação de serviços.

Como o investidor terá uma conta investimento para cada instituição com a qual operar, o mercado está criando produtos de gerenciamento das contas, investindo na estratégia adotada pelas instituições financeiras.

A empresa de tecnologia Dinheiro Net, que desenvolve programas para instituições financeiras, apostou nesta tendência e criou um programa de controle de todas as aplicações e dos extratos que serão gerados pela conta investimento. "Fechamos acordo de distribuição com a Caixa Econômica Federal e estamos em conversações com mais oito bancos", diz Eliane Restier, CEO da empresa.

Ela explica que a ferramenta produz relatórios de todas as aplicações do cliente do banco que a oferece, como por exemplo a distribuição dos percentuais por ativos e percepção do nível de risco. E os dados das contas do mesmo investidor em outros bancos podem ser inseridos manualmente.

"Os bancos estavam mais preocupados em ajustar os sistemas para o lançamento da conta investimento e agora estão atrás de produtos para fidelizar os clientes", conta.