Título: Rato faz elogios ao Brasil e propõe reforma bancária
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/10/2004, Nacional, p. A-4

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato, disse ontem que a economia do Brasil está tendo um resultado melhor do que o previsto, o que considera uma "boa notícia". Em uma entrevista coletiva antes da assembléia anual do FMI e Banco Mundial (Bird), que acontece neste fim de semana em Washington, Rato destacou que alguns países da região registram "crescimentos significativos", como Brasil, Peru, Argentina e Chile. "Portanto, há grandes oportunidades neste momento" para serem feitas reformas, destacou Rato.

Entre os passos que acha que o governo brasileiro deveria adotar, Rato destacou uma reforma bancária, que reduziria o custo dos empréstimos; a elaboração de um orçamento "mais flexível"; e mudanças nos sistemas trabalhista e de comércio. Rato também destacou que os altos preços do petróleo beneficiam a América Latina, que tem grandes produtores, como Venezuela, México e Equador. "Sem dúvida, isto tem que servir, não para aumentar as vulnerabilidades, mas para reduzi-las e, ao mesmo tempo, aumentar a potencialidade de crescimento da economia latino-americana", disse Rato.

Ele alertou, sem mencionar nenhum país, que "muitos governos têm que dar mais atenção ao aumento de suas bases fiscais", ou seja, precisam aumentar a capacidade de arrecadação. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participa da reunião anual do FMI e do Bird, neste final de semana, em Washington.