Título: Relato na Câmara
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 01/04/2011, Cidades, p. 19

O conselheiro Luiz Moreira, relator do processo disciplinar contra os promotores Leonardo Bandarra e Deborah Guerner, encaminhou esta semana à Mesa Diretora da Câmara Legislativa depoimentos de José Roberto Arruda ao CNMP sobre encontro que o ex-governador teve com o deputado distrital Chico Leite (PT), em janeiro de 2008, na casa do então procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra. Moreira atendeu a pedido do próprio distrital e antecipou em ofício sua posição sobre o caso, ao dizer que o relato de Arruda ¿não constitui, por si só, indício de prática de ilícito¿.

Arruda disse que Chico Leite pediu ajuda financeira para candidatar-se ao Senado. O petista nega e se diz vítima da armação de um adversário político. Afirma que os dois se encontraram para tratar de questões relacionadas ao Plano de Carreiras do professores do DF. Ele pediu ao CNMP que enviasse à Câmara todos os indícios relacionados ao caso. Moreira remeteu, então, os depoimentos de Arruda. No relatório final, a comissão do CNMP pede um aprofundamento da apuração sobre o caso. A tendência do conselho, no entanto, é deixar o assunto na Câmara Legislativa.

Coleta de lixo A comissão sugere ainda novas investigações sobre a conduta dos promotores Marta Eliana de Oliveira e Ivaldo Lemos Júnior, responsáveis pela fiscalização de contratos de lixo.

Os investigadores consideram irregular a contratação de empresas sem licitação entre 2007 e maio de 2010. Eles já encaminharam esclarecimentos à Corregedoria do Ministério Público do DF, onde há uma apuração. Bandarra nega todas as acusações. Ele sustenta ser vítima de armação promovida por Durval Barbosa. A defesa de Deborah Guerner alega insanidade mental. (AMC)