Título: Pesquisa aponta empate entre Cambraia e Torgan
Autor: Sérgio Prado
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/10/2004, Política, p. A-8

Na reta final da campanha para a Prefeitura de Fortaleza -uma das eleições mais concorridas na cidade nos últimos anos - está sendo movimentada por debates, panfletagem e corpo-a-corpo dos candidatos Antônio Cambraia (PSDB) e Moroni Torgan (PFL), que, segundo a última sondagem de intenção de votos aparecem empatados. Na enquete do Instituto Datafolha, divulgada ontem, ambos candidatos têm 24% das intenções de voto. O candidato pefelista evoluiu três pontos percentuais e colou no tucano, que cresceu dois pontos em relação ao levantamento anterior. Essa é a primeira vez que dois candidatos aparecem juntos na liderança, sem considerar a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

O levantamento aponta ainda empate técnico entre Inácio Arruda (PCdoB) e Luizianne Lins (PT), respectivamente com 17% e 15% das intenções de voto.

A candidata petista confirmou a tendência de crescimento manifestada nas últimas consultas e avançou mais um ponto, enquanto que Inácio Arruda perdeu quatro pontos em relação a avaliação anterior. A nova pesquisa mostra também que Aloísio Carvalho (PMDB) tem 8% das intenções de voto, crescimento de dois pontos, Heitor Ferrer (PDT), 3% -perdeu 1 ponto, Nielson Guimarães (PSC), Francisco Caminha (PHS), e Marcelo Silva (PV) 1% cada. O percentual de votos brancos e nulos foi de 2% e indecisos 4%.

O Datafolha ouviu 847 pessoas, na pesquisa contratada pelo jornal cearense O Povo.

O instituto também fez um enquete com a preferência dos eleitores que já definiram seu voto. Nela, Moroni aparece com a preferência de 75%, seguido de Cambraia e Arruda, com 72% cada. Luizianne e Aloísio alcançam 66% cada um. Os candidatos do PFL e PT se destacam ainda no caso de mudança de voto no primeiro turno. Moroni seria opção para 24% dos consultados e Luizianne, 22%. Cambraia é apontado por 18% e Arruda, 15% como uma nova opção de voto. Dos eleitores dispostos a votar no candidato do PCdoB, nas eleições do dia 3 de outubro, 43% sinalizam a pos-sibilidade de migrar para Luizianne. Arruda não teria o mesmo desempenho. A perspectiva de mudança levaria 42% dos votos da petista para Moroni e 28% escolheriam Arruda.

A pesquisa revela ainda que Luizianne Lins tem a menor rejeição, entre os candidatos com chances de seguir para o segundo turno: 16%.Cambraia atinge o maior percentual, 35% dos eleitores declararam não votar no candidato em hipótese alguma, enquanto Arruda fica com 33%, Aloísio, 25% e Moroni, 24%.

Incluída pela primeira vez nas projeções de 2 turno, a petista conseguiu ao lado de Moroni, o melhor desempenho, ambos com empate técnico (44% e 47%, respectivamente) e saem vencedores no confronto com Cambraia e Arruda. O pefelista ficaria com 47%, diante dos 40% do tucano, e 54% no caso de Arruda.