Título: Carteiras DI lideram ganhos em setembro
Autor: Adriana Cotias
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/10/2004, Finanças & Mercados, p. B-1

Os fundos de investimentos financeiros DI, atrelados ao CDI foram os campeões de rentabilidade no ranking de rendimentos de setembro. Quem tem esse tipo de aplicação teve no período um ganho real de 2,45%- o nominal foi de 3,16%. Com resultado, a aplicação também já é o melhor investimento do ano.

Aplicação foi beneficiada pela decisão do Banco Central de voltar a puxar as taxas de juros, com o objetivo de uma inflação de demanda, que vinha se desenhando no horizonte. No acumulado até setembro, essa categoria de fundos exibe ganho real de 2,47%.

As piores performances do período foram as aplicações em dólar. Quem tinha posição em moeda norte-americana perdeu 3,24%. Embora tenha fechado com valorização de 0,18% no último pregão de setembro, o dólar comercial caiu pelo quarto mês consecutivo e voltou ao patamar de janeiro, embalado, principalmente, pela retomadas das captações externas tanto do setor público quanto privados. No acumulado do ano, a queda chega a 10,26%.

Com o impacto da desvalorização cambial, os FIFs cambiais fecharam setembro com a segunda pior colocação no ranking das rentabilidades do mês. Em setembro perderam 2,97% ( nominal de 2,30%). No acumulado do ano, a perda chega a 10,76%.

A melhora nos fundamentos econômicos - com a balança comercial renovando seus recordes de superávit a cada semana, as contas externas mostrando que a vulnerabilidade do Brasil está diminuindo e o esforço fiscal do governo deste ano - contribui para o cenário econômico favorável.

Esse cenário deverá ajudar a renda variável que em setembro já conseguiu melhorar seu resultado. A bolsa fechou o mês entre os mais rentáveis, com valorização de 1,23%. No ano, perde 5,2%.