Título: Arroba do boi gordo recua com estiagem
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/10/2004, Agribusiness, p. B-12

A estiagem prolongada nas regiões produtoras de gado do Brasil puxou as cotações da arroba do boi para baixo, em pleno período de entressafra, informam os analistas.

"O mercado segue ofertado, pois a seca não deixa o produtor segurar o gado nas fazendas, onde, antes da estiagem, ainda restava um pouco de pasto", disse Fabiano Tito Rosa, analista da Scot Consultoria, de Bebedouro (SP).

Segundo Rosa, desde meados de agosto, a arroba do boi gordo caiu quase 5%, de 63 para 60 reais, preço atual, nas praças paulistas de Barretos e Araçatuba.

José Vicente Ferraz, analista da FNP Consultoria, de São Paulo, também atribui o recuo dos preços à estiagem e à forte pressão dos frigoríficos, que, percebendo o clima adverso, forçam a baixa.

"A seca estimula fortemente as vendas. A degradação da pastagem faz com que os pecuaristas sintam insegurança, por não saber quando a estiagem vai acabar", disse o analista da FNP. A chegada de uma frente fria no Centro-Sul do país deve atenuar a seca nas pastagens, mas, de acordo com o analista, não será suficiente para recuperar o déficit hídrico do solo.