Título: Fernando Pimentel vence e bate recorde
Autor: Sérgio Prado
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/10/2004, Política, p. A-10

O resultado da eleição municipal em Belo Horizonte não trouxe grandes surpresas. O candidato do PT, Fernando Pimentel, confirmou o favoritismo das últimas pesquisas, e saiu vitorioso no primeiro turno, com 68% dos votos válidos. Ele contou, na campanha, com o apoio de todas as lideranças nacionais da legenda. Em contrapartida, seu principal adversário, João Leite (PSB), teve ao seu lado o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). "Foi um voto pela continuidade", disse o eleito.

Segundo o novo prefeito, Belo Horizonte agora tomará assento no debate político nacional. "Estamos conscientes desse papel; seremos uma voz política ouvida, buscando melhorias para a cidade e posicionando a cidade e o estado no grande debate nacional", afirmou.

Com a vitória expressiva, Pimentel teve a maior votação da história da capital mineira. O resultado, segundo ele, representa sobretudo uma vitória do projeto político desenvolvido pelo PT no País. "Essa vitória é também do presidente Lula. Somos aliados de primeira hora dele e é importante para o Brasil, essa consolidação dos candidatos da base aliada do governo federal".

O desconhecido Pimentel entrou na disputa ¿ a primeira de sua vida ¿ em desvantagem em relação a João Leite, o deputado estadual mais votado nas últimas eleições. Com o horário eleitoral a situação se inverteu e o petista disparou.

Durante a votação, o vice-presidente da República, José Alencar (PL), que acompanhou o prefeito ontem, fez até uma previsão. "Será uma votação expressiva. Pelas minhas contas 1,2 milhão votos. O próprio clima nas ruas demonstra isso. Não tenho dúvidas de que vitórias como a de Belo Horizonte trarão um novo tempo para o Brasil", disse.

Para o governador Aécio Neves, a relação com o prefeito de Belo Horizonte não será abalada. "Em democracia se ganha e se perde, mas a dignidade não se pode perder. Continuarei mantendo uma relação de parceria com a cidade, fundamental para o desenvolvimento do estado", declarou.