Título: Favorito, João Paulo vence e está reeleito
Autor: Sérgio Prado
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/10/2004, Política, p. A-10
O prefeito de Recife, João Paulo (PT), confirmou o favoritismo indicado nas pesquisas e se reelegeu no primeiro turno. A confirmação da vitória petista oferece um leque de reflexões a respeito dos atuais processos de administração pública praticados em Pernambuco. Ao contrário do usual, o prefeito vitorioso não dispõe de uma única obra em concreto armado que fosse capaz de enriquecer seu portfólio de realizações físicas, como ocorre, por exemplo, com a propaganda oficial do governador Jarbas Vasconcelos.
As decisões mais ousadas do prefeito do Recife estão basicamente restritas ao campo meramente político, e aparentemente tocaram na sensibilidade dos formadores de opinião porque produziram efeitos positivos na média da qualidade de vida da população. Suas estratégias de proteção aos morros reduziram para zero os índices de mortes por soterramentos, durante as estações de chuva que costumam tirar o sono das autoridades municipais. Os serviços de atendimento médico domiciliar com ambulâncias, que eram uma marca histórica da saúde pública recifense dos anos 40 e 50 (o antigo Samdu), foram reabilitados e estão sendo adotadas pelo governo federal nas regiões metropolitanas do País.
O petista João Paulo é o primeiro prefeito reeleito da história de Recife. Sua performance nas urnas confirmou todas as pesquisas eleitorais veiculadas na mídia pernambucana, apontando que a disputa seria decidida no primeiro turno.
A sua vitória, de acordo com observadores locais, provocará uma revisão abrangente nos planos da aliança partidária, liderada pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com o PFL e o PSDB. Esse grupo tinha planos de manter o poder político em Pernambuco, incluindo a cadeira do governador do estado por pelo menos 20 anos. Entretanto, a derrota do Recife poderá, segundo analistas políticos, causar danos na estabilidade da aliança e aguçar a disputa interna para a sucessão de Jarbas Vasconcelos em 2006.