Título: "Os Novos Negócios da Publicidade"
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/10/2004, Panorama Setorial, p. A-8
As informações publicadas nesta página foram extraídas da análise "Os Novos Negócios da Publicidade", que o Panorama Setorial está lançando. Trata-se do maior trabalho sobre o negócio da publicidade já publicado no Brasil. É uma obra abrangente, que trata de um setor complexo e extremamente dinâmico. O estudo é dividido em dois volumes. O primeiro mostra o mercado da publicidade. Sua evolução no mundo. Sua introdução no Brasil. Como funcionam as agências. Como cobram seus serviços, o pagamento por comissões e por honorários ("fees"), a polêmica sobre a bonificação por volume. O crescimento das áreas de marketing, pesquisa, promoção de vendas e relações públicas. Como o setor teve de adaptarse para poder atender às crescentes exigências do mercado. Examina também os efeitos da globalização e o surgimento das holdings multinacionais.
Ainda no Volume I deste trabalho, há um anexo com a regulamentação federal (leis, decretos, etc) e documentos referentes à auto-regulamentação do setor, como as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, entre outros.
Interligações e tendências
O Volume II traça o perfil dos grandes grupos mundiais de publicidade e marketing e das principais agências. Hoje, é praticamente impossível entender o funcionamento e as interligações do mercado de publicidade sem uma compreensão das tendências mundiais e dos efeitos da concentração no exterior.
Este segundo volume da obra mostra com detalhes como se deu esse movimento e os seus reflexos no mercado brasileiro, a associação das agências nacionais com os grupos estrangeiros. E mostra o surgimento das holdings brasileiras.
Mais informações sobre a análise "Os Novos Negócios da Publicidade", bem como o conteúdo editorial produzido pela equipe do Panorama Setorial, podem ser acessadas no endereço eletrônico www.panoramasetorial.com.br