Título: Os sinais amarelo
Autor: Pariz, Tiago ; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 02/04/2011, Política, p. 2

executivo Apesar da boa avaliação do governo Dilma Rousseff, a saúde, a segurança pública e os impostos continuam sendo os principais riscos para o governo federal. Nas três áreas, a presidente foi reprovada pelos entrevistados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem. Os mesmos temas já haviam sido considerados as maiores preocupações da população em outra amostragem, realizada em dezembro, quando foi avaliada a expectativa das pessoas sobre a primeira mulher a ocupar o Planalto.

Na saúde, a pesquisa mostrou índice de 53% de reprovação, contra 41% de aprovação, uma diferença negativa de 12 pontos percentuais. O Sudeste registrou os índices mais desfavoráveis a Dilma: 60% dos entrevistados reprovam a atuação federal nessa área, principalmente aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos, público preferencial dos hospitais do governo. ¿Está muito a desejar¿, observa a Vandélia Ferreira do Nascimento, de 27 anos. ¿Você nunca é atendido nos hospitais¿, completa a gari, que prefere esperar mais para avaliar a presidente.

As políticas para a área de tributos também indicam um sinal de alerta acionado. Mereceram aprovação de 36% dos entrevistados, mas acabaram reprovadas por 53% de pessoas. Os maiores percentuais negativos cresceram conforme a renda familiar. Na segurança pública, as avaliações negativas estão principalmente entre residentes em municípios localizados na periferia. A desaprovação total atingiu 49% na amostragem, cinco pontos percentuais acima dos que aprovam a política para o setor (44%). ¿Se continuar do jeito que está, a tendência é a situação se agravar¿, afirma Daniel Sampaio, especialista em segurança e delegado aposentado da Polícia Federal. ¿Até agora, o que vimos de ação foi no Rio de Janeiro e nada mais¿, avalia.

Os números mostram que ainda há certa indecisão quando se trata de confiança e entre aqueles que vivem do comércio. É o caso do vendedor de frutas Cristiano Pereira, 25 anos, que não aprova abertamente a chefe da nação, mas também não reprova. Para ele, é necessário um tempo maior para fazer uma avaliação. ¿Espero que Dilma dê continuidade ao governo de Lula¿, diz Pereira. Uma das maiores preocupações do comerciante são os altos impostos.

Já o direcionamento dado às questões ligadas ao meio ambiente mereceu elogios. Mais da metade dos entrevistados (54%) dão suporte às ações da presidente. Outros 52% acharam que Dilma foi bem na condução da educação.