Título: Brasil tenta ampliar mercado europeu.
Autor: Angelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B-14

Devido às ações anti dumping dos EUA, o mercado europeu, neste ano já responde por 75,15% das compras. O Brasil participa pela primeira vez da Feira Internacional de Produtos do Mar (Conxemar 2004), que vai de amanhã até a próxima quinta-feira em Vigo, na Espanha. Nove empresas de cinco estados do Nordeste confirmaram presença no estande de 50 m² montado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Os organizadores da Conxemar dedicaram uma área exclusiva do evento para acolher as instituições ligadas ao segmento. "Existia uma imensa lista de espera para garantir participação na feira, mas o Brasil conseguiu se destacar em função do avanço da carcinicultura no País, atividade que cresce numa velocidade de 55% ao longo dos últimos seis anos", comemora o presidente da ABCC, Itamar Rocha. A decoração do estande destaca a bandeira nacional e o camarão de cultivo do País.

Representação nacional

Dentre as empresas nacionais que irão desembarcar na Espanha estão duas pernambucanas - Netuno e Almare -, quatro potiguares - Aquática, Maricultura Rio Grandense, Potiporã e Marine -, uma baiana - Lusomar -, uma piauiense - Camapi - e a cearense S.M. Pescados. Em sua sexta edição, a Conxemar espera reunir 23 mil pessoas de 70 países.

Serão 450 expositores de 34 países produtores, espalhados numa área de 30 mil m². A feira reúne toda a cadeia produtiva do setor, desde produtores, exportadores, passando por empresas de embalagem, transporte, armazenamento e comercialização.

"Estreamos na feira de Vigo num momento importante para o setor. Com as incertezas no mercado norte-americano, motivadas pela ação antidumping movida pelos pescadores de camarão, as exportações brasileiras migraram fortemente para a Europa", frisa Rocha. Para se ter uma idéia, de janeiro a agosto do ano passado, a Europa era responsável por 51,44% das importações de camarão do Brasil, contra 46,87% dos Estados Unidos. Este ano a situação se inverteu e o mercado europeu já responde por 75,15% das compras, ante os 21,91% dos americanos.

A Espanha se posiciona como um importante comprador de camarão do Brasil. O País já figura como o segundo principal fornecedor do crustáceo para os consumidores espanhóis. Depois da França, a Espanha também aparece como principal destino das exportações brasileiras para o mercado europeu.

Nos oito primeiros meses deste ano, a França ficou com uma fatia de 43% das 29,2 mil toneladas embarcadas para o Velho Continente. A Espanha comprou 42% do camarão, seguida pela Holanda (11%), Itália (1%) e Portugal (1%). "A participação em feiras internacionais é parte da estratégia da ABCC para driblar os efeitos negativos da ação antidumping, além de diversificar a atuação do Brasil no mercado internacional de camarão", observa Rocha.

Liderança

Líder mundial em produtividade, com média de 6.084 quilos de camarão por hectare/ano em 2003, o Brasil tem condições de conquistar o topo da lista mundial de exportadores nos próximos dez anos. Até o final do ano, o presidente da ABCC participa dos eventos World Shrimp Markets 2004 em Madrid, da China Fisheries and Seafood Expo 2004, na China e da reunião anual Global Shrimp Outlook, na Tailândia.

A Conxemar vem registrando altos índices de crescimento ao longo de seus cinco anos de história. O público passou de 5,8 mil pessoas em 1999 para 20,6 mil no ano passado. O número de países de origem dos visitantes também registrou um salto expressivo, saindo de 19 (na primeira edição) para 65 em 2003. O número de expositores cresceu de 85 para 380, no período analisado.

kicker: Espanha se posiciona como um importante comprador do Brasil