Título: Rússia quer vender armas ao Cone Sul
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Fonte: Gazeta Mercantil, 04/10/2004, Internacional, p. A-12

O governo russo decidiu ter mais presença militar no Cone Sul e para isso estabeleceu um escritório em Montevidéu a partir do qual tentará entrar na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Alexander Denisov é o titular do escritório para o Cone Sul da Rosoboronexport, a distribuidora estatal de armamento russo. Sua missão é clara: conquistar os mercados de armamentos do Cone Sul exceto o Brasil - onde a agência já possui escritórios - , tanto dos governos (seus principais compradores) como de eventuais empresas privadas que queiram adquirir armamento, desde um fuzil a um tanque, passando por uma instalação de armazenamento de materiais de campanha ou um porta-aviões.

"Estamos aplicando nossa própria maneira de vender: não só oferecemos o equipamento, mas também oferecemos pacotes", explicou Denisov em entrevista.

A Rosoboronexport concede uma garantia de até três anos, garante o fornecimento de peças de reposição para toda a vida útil do equipamento, assegura apoio logístico e técnico e também oferece a possibilidade de modernizar o material. "No Uruguai existem carros blindados dos anos setenta. Nós temos o mesmo modelo, mas três gerações mais modernas, e sai mais barato modernizá-los do que comprá-los. Isso, por exemplo, o oferecemos no pacote", disse.

O governo russo, segundo afirmou, escolheu Montevidéu devido à sua posição estratégica, por ser sede das instituições permanentes do Mercosul e a sua posição geográfica central, mas especialmente por um argumento de peso: suas vendas ao governo uruguaio no valor de US$ 13 milhões, em três anos (2001-2003).

"Minha tarefa também é garantir que se mantenham que se cumpram todas as condições do contrato que temos com o Executivo uruguaio", disse. Por enquanto, a Rosoboronexport ainda não "desembarcou" nem na Argentina nem no Paraguai. Já esteve no Chile, mas não se concretizaram negócios, já que o projeto mais ambicioso, o da construção e venda de quatro fragatas que o governo chileno tinha licitado, e ao qual a empresa russa se tinha apresentado, foi paralisado.

Estratégia na Argentina

Na Argentina a empresa tem uma estratégia: o próximo Simpósio Internacional de Produtores de Equipamentos Militares (Simprode), que se realizará em Buenos Aires no próximo dia 14 de outubro, e ao que assistirá uma delegação completa da Rosoboronexport.

Na América Latina, a empresa tem escritórios no Brasil, Colômbia, Cuba e Peru, e outras 33, em três continentes. A companhia foi criada em 2000 com a fusão de diversas empresas russas e desde então não deixou de crescer e de multiplicar suas vendas, que em 2003 alcançaram os 5 bilhões de dólares, o que colocou a Rússia no terceiro posto no ranking mundial, atrás dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.