Título: Powell reúne-se com Lula e Amorim
Autor: Aluisio Alves, Gabriela Valente
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Nacional, p. A-5

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, tem hoje uma série de encontros agendados com autoridades do governo brasileiro, empresários e representantes da sociedade civil. Pela manhã, deverá reunir-se com empresários brasileiros e americanos no hotel Hilton Morumbi, em São Paulo. O evento é promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Em seguida, Powell visita o consulado e, à tarde, segue para Brasília, onde está previsto um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 17h30. Logo depois, o secretário se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na sede do Itamaraty, onde devem discutir a administração brasileira das forças de paz no Haiti, a defesa brasileira de uma reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e de colaboração entre os dois governos no continente. Ambos darão uma entrevista coletiva às 19 horas.

A chegada de Powell ao Brasil era prevista para ontem à noite e o seu retorno aos Estados Unidos, amanhã de manhã.

"Powell falará com Lula, membros do governo e do Congresso do Brasil sobre como o país pode cooperar para ajudar a resolver conflitos como os do Iraque, Haiti, Colômbia, Venezuela e outros", disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que será um dos interlocutores do secretário americano. O Brasil pretende pedir aos Estados Unidos apoio logístico e financeiro para a missão de paz no Haiti, segundo as fontes diplomáticas.

Na reunião que terá com empresários em São Paulo, Powell destacará as oportunidades que a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) pode oferecer. Brasil e Estados Unidos compartilham a presidência do processo negociador para a criação da Alca. As negociações, no entanto, estão paralisadas. Powell também poderá abordar em sua reunião com Lula as inspeções a instalações nucleares brasileiras que são negociadas com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).