Título: Estrella também admite novo patamar de preço
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Energia, p. A-5

Em uma repetição do que o diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, declarou dias atrás, o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse ontem, na abertura da Rio Oil&Gas, que existe um novo patamar nos preços do petróleo no mercado externo.

"Estamos no setor petrolífero mundial diante de uma nova realidade econômica e financeira, de um novo patamar de preços do petróleo no mercado externo, e os custos operacionais do setor têm acompanhado este novo patamar." Para ele, a indústria petrolífera precisa atingir um equilíbrio nos preços que permita a remuneração dos investimentos do setor e, paralelamente, não afete o desenvolvimento econômico mundial.

O diretor ressaltou que a estratégia da Petrobras para tentar fazer frente ao aumento do preço internacional do petróleo é buscar a elevação das reservas e da produção nacional, especialmente nos "campos maduros". Neste ano foram investidos US$ 70 milhões do desenvolvimento desses campos. Com isso, "a produção nas bacias das regiões Norte e Nordeste cresceram de 8% a 10%, neste ano, em relação a 2003, atingindo 260 mil barris por dia", disse. Para 2005, devem ser investidos US$ 150 milhões em 2005.

Segundo Estrella, a estatal deve chegar ao final do ano com uma produção interna de petróleo de 1,74 milhão de barris diários. Para as reservas, a expectativa é de que atinjam os 13 bilhões de barris.