Título: PMDB conquista maior número de prefeitos
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Política, p. A-8

Apesar do crescimento de PT e PSDB, o PMDB é o partido que detém o maior número de prefeituras. O mapa político do País mostra que a legenda em sua trajetória rumo ao interior. Dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou que os peemedebistas conquistaram no 1 turno 1.035 prefeituras, sendo apenas uma capital, a cidade de Campo Grande (MS). E ainda disputará o 2turno em mais duas: Goiânia (GO) e Teresina (PI).

O dado é considerado pelo presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), como satisfatório, se comparado com o ano 2000, quando o partido conseguiu eleger mais de 1,2 mil prefeitos.

"Já esperávamos uma queda, mas ela não foi significativa como previam nossos adversários. O PT mais que triplicou o número de prefeitos, mas não nos alcançou. O mesmo acontece com o PSDB", disse o deputado paulista.

Os números do TSE também confirmam que os peemedebistas se consolidam como a terceira maior força partidária do País na preferência do eleitorado ao contabilizar mais de 12,2 milhões de votos, ficando atrás apenas do PT, que obteve 16,2 milhões e PSDB com 15,5 milhões de votos.

O crescimento no interior do segundo maior partido da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula faz do PMDB reflete a força da legenda espalhada todo o País, ressalta Temer.

"O PMDB é um partido forte. Cresce nas bases e conversa diretamente com a população com vereadores, prefeitos e seis governadores (Germano Rigotto, no Rio Grande do Sul, Luis Henrique, em Santa Catarina, Roberto Requião no Paraná, Jarbas Vasconcelos em Pernambuco e Joaquim Roriz no Distrito Federal)", pondera o deputado paulista.

PT e PSDBO PT e o PSDB, que já polarizaram o pleito nacional de 2002 e o municipal deste ano, credenciam-se outra vez como as duas maiores forças partidárias do País para o confronto eleitoral de 2006, quando o País elegerá o presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. A legenda petista saiu das urnas neste domingo como campeão de votos e com 392 prefeitos, à frente do PSDB, que ficou 846 chefes administrativos municipais.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirma que, há apenas quatro anos, seu partido saía da eleição municipal como o quarto mais votado do País, atrás de PSDB, PMDB e PFL. "Conquistar a primeira colocação em número de votos, é espetacular", disse.

No primeiro turno, o PT conquistou capitais de dois grandes estados - Minas Gerais e Pernambuco, saindo com um patrimônio de mais de 1,3 milhão de votos em Belo Horizonte e Recife. No 2 turno, o partido está no páreo em alguns dos estados de maior peso político e econômico do País, como São Paulo e Paraná.