Título: César Maia já organiza o seu novo secretariado
Autor: Marco Antônio Martins
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Política, p. A-8

O prefeito reeleito do Rio, Cesar Maia (PFL) disse que a comemoração acabou. Está marcada para hoje, no Planetário da Gávea, Zona Sul da cidade, a primeira reunião de César com o seu secretariado após o resultado das eleições. No encontro, o prefeito, que será acompanhado do vice-prefeito eleito, o deputado estadual Otávio Leite (PSDB), iniciará a discussão em busca de futuros programas para solucionar os problemas nas áreas de saúde e transportes. O prefeito também começará a discutir com o PSDB a escolha de nomes para as secretarias.

Segundo César Maia, um fato já está definido: ele não afastará do cargo o atual secretário municipal de Saúde, Ronaldo Cezar Coelho. Foi na pasta da saúde que o prefeito sofreu os maiores ataques dos adversários durante a campanha eleitoral.

"Não troco o secretário de Saúde. Com poucas condições, ele garantiu o avanço em algumas áreas de saúde preventiva como os programas de saúde da família e de prevenção ao câncer. Só tenho elogios a ele e aos outros secretários", afirmou o prefeito pefelista.

Maia lembrou ainda que terá o mês de outubro para escolher os nomes dos futuros integrantes do seu governo. "O problema não está nas pessoas e todos têm feito o possível. Não pretendo mudar técnicas da secretaria. Vou fazer um ou outro ajuste pequeno por causa do PSDB. O ideal é que os mesmos secretários fossem mantidos", comentou.

Na tarde de ontem, os líderes tucanos no Rio, o ex-governador Marcello Alencar e os deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Otávio Leite, além do deputado federal Eduardo Paes avaliaram os resultados das eleições. Entre eles, a idéia é aguardar os próximos dias para discutir que nomes serão indicados ao prefeito eleito. "Por enquanto, estamos contentes com a vitória da coligação (PFL-PSDB) no primeiro turno, além de termos passado a ter quatro vereadores na Câmara. Tínhamos dois. Estamos satisfeitos, depois conversaremos sobre isso", afirmou o vice-prefeito eleito, Otávio Leite.

Para Luiz Paulo Corrêa da Rocha, o prefeito César Maia tem até janeiro para definir novos nomes para o secretariado.

"Não há pressa. Hoje (ontem) foi um dia de reflexão. Temos tempo de analisar nossos quadros para ver que nomes podem se encaixar no governo do prefeito", contou Luiz Paulo.

O prefeito chegou à prefeitura no início da tarde, onde foi recebido por uma chuva de papel picado feita pelos servidores.

"Ouvi muito elogios e aplausos durante a campanha. Mas, também ouvi vaias. A população sinalizou no processo eleitoral que o problema seria na saúde e nos transportes. Mas, o problema maior da cidade está na violência e no saneamento", analisou César Maia.

Vitória do grupo político

A vitória do prefeito César Maia (PFL) e do grupo político que o apoiou, no primeiro turno das eleições municipais, não se limitou apenas na cidade do Rio. Em três outras cidades do estado, o prefeito esteve presente durante a campanha, ajudando a derrotar o PMDB. Além disso, já foi procurado para estar presente em outra campanha neste segundo turno: Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ontem, o candidato Laury Villar (PDT), apoiado pelo prefeito Zito, comemorava o apoio que receberá de Maia, na disputa do 2 turno com o Washington Reis (PMDB). O prefeito reeleito esteve neste primeiro turno presente em três campanhas vitoriosas: São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu.