Título: Preços futuros em queda
Autor: Neila Baldi
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Agribusiness, p. B-12

Os contratos futuros de café caíram ontem pelo terceiro dia consecutivo, devido às chuvas no Brasil. Segundo analistas de mercado, houve realização de lucros por parte dos fundos. O grão com entrega em dezembro foi cotado em Nova York a 76,20 centavos de dólar por libra-peso, variação de 5%.

"Há muita especulação", avalia Joselito Soncella, analista da corretora A Rural. "Não chegávamos a níveis tão baixos de preços há muito tempo. Isso significa que essa será uma jornada de exploração nos próximos dias", afirmou um corretor.

Basicamente, parte das perdas do dia foram atribuídas ao fato de as chuvas terem ocorrido em algumas das regiões produtoras mais importantes no fim de semana, diminuindo os temores de que as condições de tempo seco começariam a afetar a provável produtividade da safra de 2005/06. Os meteorologistas locais disseram que até 20 milímetros de chuvas caíram em importantes regiões de café nos estados de São Paulo e Minas Gerais no fim de semana, mas a cobertura foi desigual e mais chuvas serão necessárias para manter a floração.

Nelson Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes,, acredita que entre novembro e dezembro, os preços tendem a reagir, pois a próxima safra do Brasil será menor e os estoques mundiais estão em queda.