Título: O software brasileiro mostra sua...(Pág. 02)
Autor: Ana Carolina Saito
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Tecnologia da Informação, p. 1

Em 2005, abrirá um escritório na Espanha. No México, a Gemco já fechou acordo com um distribuidor local. Para conquistar espaço no mercado mexicano, a empresa não descarta a compra de empresas. No ano passado, a empresa faturou R$ 12,5 milhões, receita 42% superior à apurada em 2002. Para 2004, a meta de expansão é de 80%. Em 2005, a Gemco espera crescer 75% e atingir uma receita de R$ 35 milhões. "São poucas as empresas atuando no País com um ERP completo para o varejo", disse Massud.

A Gemco, no entanto, terá que enfrentar a concorrência de outra empresa nacional. A Logocenter está investindo no varejo e passará a fornecer a solução completa para o setor. A fornecedora catarinense, com forte presença em médias empresas, aposta nas verticais de construção civil e agronegócio para avançar no mercado interno. Após a expansão de 38% registrado no primeiro semestre, a empresa reviu a sua projeção de crescimento para 2004, de 20% para 30%. No ano passado, a Logocenter faturou R$ 30,4 milhões. "A especialização é uma boa forma de continuar crescendo", disse o diretor da empresa.

Líder no segmento de pequenas e médias empresas, com 51% de participação, a Microsiga (matriz, filiais e franquias) encerrou 2003 com um faturamento de R$ 275 milhões, um crescimento de 20% em relação a 2002. No primeiro semestre, a empresa cresceu 35% e conquistou 360 novos clientes.

A Microsiga está presente nos principais países da América Latina, com escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, México e Porto Rico. Em 2003, a empresa adquiriu a mexicana Sipros, especializada em ERP de RH. "Em outros mercados na região, não há empresas como a Microsiga. Na Argentina, não existe um líder nacional. Estamos trabalhando forte para desenvolver parte dos sistemas nestes países", disse Cosentino.

Com 1,7 mil clientes, a Datasul espera crescer entre 20% a 25% em 2004. Fechou 2003 com um faturamento bruto em seu network, contando as 27 franquias, de R$ 245 milhões. O segmento de manufatura garante 60% da receita da empresa. No primeiro semestre, a Datasul registrou um aumento de 25% nas vendas de software em relação ao mesmo período de 2003. A companhia conquistou mais de 60 novos clientes no Brasil, além de contratos no México e na Argentina. "Algumas empresas estão revendo as soluções adquiridas", disse o CEO da Datasul, que está prestes a fechar um contrato com uma grande empresa de serviços.