Título: Novos poços levam Petrobras a investir mais na Argentina
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Energia, p. A-7
A Petrobras encontrou petróleo nas águas da costa sul da Argentina, informou uma fonte da empresa que pediu para não ser identificada e não deu mais detalhes. O anúncio oficial da descoberta, que acontece após 12 meses de exploração, será feito hoje.
A Petrobras está presente na Argentina há quase uma década, mas somente após a aquisição da Perez Companc, maior conglomerado de energia do país, no ano passado, aumentou sua participação naquele mercado.
A descoberta faz parte dos esforços da Petrobras Energia, controlada pela Petrobras Participações, de chegar a uma produção de 340 mil barris diários em 2007.
Investimentos
A Petrobras Energia também confirmou seu plano de investimentos de US$ 1,4 bilhão para o período de 2004 a 2007 na Argentina. "A Petrobrás se consolida no país a partir de uma estratégia de crescimento centrada nas atividades de exploração e produção com o objetivo de aumentar reservas e a correspondente produção de gás e petróleo", informou a empresa em comunicado.
Em pouco mais de dois anos a estatal brasileira aumentou de cinco para 18 os blocos de exploração, incluindo os projetos que se encontram em análise pelo governo. Em 2003, perfurou e reparou 412 poços e chegará ao final de 2004 com 530.
Em agosto e setembro últimos, foram descobertos dois novos poços na província de Santa Cruz, terra natal do presidente Néstor Kirchner. Os poços foram batizados de Estância Água Fresca x-1001 e Puesto Oliverio x-1001, localizados a 130 km e a 180 km, respectivamente, ao noroeste de Río Gallegos, capital da província. Outros três poços de exploração serão perfurados em breve.
A Petrobrás também apresentou ofertas para a licitação dos blocos CAA 01 e CAA 08, de águas profundas, na região de Mar del Plata. Desde 2002, investiu US$ 542 milhões na Argentina.