Título: Petroleiros aguardam contraproposta
Autor: Raymundo de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Energia, p. A-7

A direção da Petrobras deve apresentar nesta sexta-feira uma nova contraproposta de reajuste salarial aos trabalhadores da empresa. Segundo informações da estatal, ontem foi realizada uma reunião com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e um novo índice de reajustes deve ser apresentado aos diretores da FUP e de sindicatos dos trabalhadores depois de amanhã.

A primeira proposta feita pela estatal foi de reajuste de 7,81%, mas os trabalhadores não aceitaram e reivindicam reajuste de 13%. Segundo informações da FUP, os trabalhadores vão manter as paralisações por 24 horas de unidades da estatal. Desde o início das paralisações, na última segunda-feira, a FUP afirma que já foram atingidas cinco unidades da estatal. Ontem, a federação informou que foram paralisadas as refinarias de Paulínia (Relan) e Presidente Vargas (Repar), no Paraná, e da Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto (SIX), localizada também no Paraná.

Segundo a FUP, as paralisações programadas até sexta-feira vão continuar e, em algumas unidades, os trabalhadores mantiveram o protesto por mais tempo que o programado, como na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, que parou na segunda-feira, juntamente com o terminal de distribuição de derivados de Barueri. Ontem, a Petrobras informou que não houve prejuízos à produção de derivados de petróleo em nenhuma unidade por causa das paralisações e que a situação nas refinarias é de normalidade.