Título: Luizianne cobra apoio da cúpula do PT
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Política, p. A-8

Sem padrinhos políticos e independente, a candidata do PT à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, acreditou que chegaria no segundo turno, mesmo quando caciques políticos do seu partido subestimaram seu potencial. Com garra, abriu espaços, buscou apoio da militância e chega em posição de destaque e também como a segunda mais votada, atrás apenas do candidato do PFL, Moroni Torgan, e desbancou Inácio Arruda, do PCdoB, apoiado pela base do governo Lula e Antonio Cambraia, candidato do PSDB do senador Tasso Jereissati.

Luizianne Lins, conquistou 248.215, o equivalente a 22,3% dos votos. "O povo de Fortaleza entendeu a mensagem", disse. A candidata petista, que começa a articular a campanha para o segundo turno, disse ainda que é preciso construir um projeto popular. "Essa iniciativa vai contar com a ajuda das pessoas. Vamos reconstruir essa cidade e estou muito animada", afirmou. As articulações começaram na segunda-feira. "Espero, naturalmente, que outros ex-candidatos de esquerda agora apóiem a minha candidatura", afirma em alusão a Inácio Arruda e Heitor Ferrer (PDT).

Com sua ida ao 2turno, a deputada estadual, eleita há 2 anos, como mais de 60 mil votos, espera agora a legitimação de sua candidatura pelo Diretório Nacional do PT. "É importante unificar as esquerdas no segundo turno e contar com a base de apoio do governo Lula", diz. PSB, PPS, PL e PMDB fazem parte do grupo.

O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado José Nobre Guimarães, afirma que as divergências estão superadas. "Vamos unir o PT, as esquerdas e a base de apoio do governo Lula e garantir a vitória no segundo turno", assegura. Guimarães afirma que já comunicou sua disposição de trabalhar para Luizianne, A candidatura da deputada à Prefeitura foi 125 votos de delegados, na tese da candidatura própria no semestre passado. Após seis meses de debates internos, a candidatura de Luizianne foi oficilizada dia 13 de junho. "Acreditei que o PT deveria ter nome próprio da cidade na disputa pela Prefeitura de Fortaleza", observa.

Nas últimas duas candidaturas de Inácio Arruda, do PCdoB, a legenda havia indicado o vice, Artur Bruno. Desta vez, ninguém conseguiu convencer Luizianne a abandonar a intenção de ser candidata, nem mesmo o argumento de que Arruda, que na época liderava as pesquisas, teria mais chances.

O embate produziu casos como o showmício para Inácio Arruda, bancado pela direção nacional do PT, que trouxe a dupla Zezé de Camargo e Luciano, enquanto negava recursos para a campanha de Luizianne. "Fizemos 331 comícios em 30 dias, num palco desmontável, que não cabia nem mesmo nossos candidatos a vereador", contou. Para não ser injusta, ela disse que o PT mandou 50 mil bandeiras de plástico, mas o frete ficou por conta da candidata.

A disputa também alcançou os tribunais, no movimento "Sou PT, voto Inácio" e quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentou gravar depoimento no programa para rádio de TV, onde pedia voto para o candidato do PCdoB. A petista ganhou nos dois. Seis ministros gravaram depoimentos para seu programa e outros 35 deputados federais assinaram manifesto de apoio.

A Luizianne Lins, 35 anos, mãe de Thiê, 4 anos, preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa. Conhecida pelo bom trânsito junto aos jovens, trata de temas como sexualidade, racismo, cultura e meio ambiente em suas propostas. Das votações importantes, foi contra a reforma da Previdência no estado, ignorando a orientação da bancada do partido.

A jornalista, fotógrafa , professora concursada da Universidade Federal do Ceará - onde começou sua militância no Partido dos Trabalhadores- e produtora de vídeo, Luizianne foi a primeira vereadora do PT em Fortaleza, eleita em 1996, e reeleita em 2000, foi relatora da CPI do turismo sexual de crianças e adolescentes, que investigou a rede de exploração de menores na Cidade. Também atuou na CPI das Bolsas de Estudo, que apurou o desvio de recursos das escolas particulares.