Título: Lula prega união para ajudar Marta
Autor: Romoaldo de Souza e Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Política, p. A-8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem mais empolgação e engajamento da militância petista durante o 2 turno das eleições municipais, quando o PT vai disputar 24 prefeituras. Entretanto, o presidente demonstrou grande preocupação com a reeleição de Marta Suplicy, em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, mesmo sem ter assumido compromisso de fazer campanha aos candidatos petistas.

No 1 turno, Lula, a pretexto de participar de uma inauguração na Zona Leste de São Paulo, pediu votos para Marta. Criticado pela igreja e oposição, pediu desculpas.

Para dar mais emoção e identidade à campanha, o presidente sugeriu aos prefeitos reeleitos de Recife, João Paulo, e de Aracaju, Marcelo Déda, que peguem o mapa da cidade de São Paulo, avaliem onde tem maior concentração de nordestinos e se encarreguem de levar bandas de forró para a periferia da capital paulista. "O presidente quer substituir Zezé de Camargo & Luciano pela música nordestina, nessa reta final da campanha. Estarei onde me escalarem", brincou Marcelo Déda.

O presidente do PT, José Genoino, deixou claro que a reeleição de Marta Suplicy é questão de honra para o partido, embora pondere que todas as cidades são importantes para o PT, que tem um projeto nacional.

"O presidente não participará diretamente da campanha. No momento que ele achar conveniente, como aconteceu no primeiro turno, o presidente vai manifestar sua opinião favorável aos candidatos do PT e aos aliados", disse o dirigente petista.

Colocando-se na condição de soldado, o prefeito João Paulo aceitou integrar a bancada nordestina que pretende fazer festa em São Paulo e reconheceu como difícil a reeleição de Marta Suplicy. "Em São Paulo nós temos que ganhar, não podemos perder", ponderou João Paulo.

Comedido, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, disse que o PT sai fortalecido das urnas, independentemente do resultado do 2 turno em São Paulo. "Acho que vamos ganhar, mas ainda que Marta não ganhe, o País é mais do que São Paulo", ponderou Pimentel.

Até o presidente da Câmara, João Paulo Cunha quer ajudar Marta. "Se for convidado irei."

kicker: José Genoino diz que o presidente não participará diretamente da campanha