Título: Debate eleitoral registra recorde de audiência
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Internacional, p. A-10

A previsão de analistas políticos é que o debate entre o atual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, e seu opositor democrata, John Edwards (que começou após o fechamento desta edição) seria o confronto entre candidatos a vice com a maior audiência em 20 anos. Dos eleitores, 41%, ou cerca de 42 milhões de pessoas, pretendiam ligar seus aparelhos de televisão ontem à noite, no canal do debate, realizado na Case Western Reserve University, em Cleveland, segundo o Pew Research Center, de Washington. Segundo a Nielsen Media Research, 29 milhões de telespectadores viram, em 2000, Cheney debater com o candidato democrata à vice-presidência, Joseph Lieberman.

Audiência recorde: Bush-Kerry

O debate televisivo entre o presidente George W. Bush, e o senador democrata, John Kerry, na noite de 31 de setembro, foi assistido por cerca de 62.5 milhões de telespectadores, 34% acima da audiência para o primeiro debate presidencial em 2000. O debate na Universidade de Miami foi visto por 57% dos domicílios americanos que tinham o televisor ligado no momento, comparado com 49%, quatro anos antes, informou a Nielsen Media Research. O total inclui as audiências de sete redes a cabo e abertas, informou a Nielsen.

O índice foi um dos maiores do ano, e "pode refletir a preocupação dos americanos com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos e com a subseqüente guerra no Iraque", disse Tom Adams, presidente da Adams Media Research, de Carmel, Califórnia. "As pessoas sentem que não podem ignorar a política presidencial", ele disse. "Diferentemente da vez passada, agora estamos em guerra", disse Adams em entrevista . "É duro olhar para 2000 e ver como o mundo era tranqüilo", disse.

A transmissão do campeonato de futebol americano, o Super Bowl, em 1º de fevereiro, pela rede CBS, foi vista por cerca de 89,8 milhões de telespectadores, ou em 63% dos domicílios com televisores ligados. A entrega do Oscar, em 29 de fevereiro, foi vista por 43,5 milhões de telespectadores, ou 40% dos domicílios com o televisor ligado. As pesquisas instantâneas mostraram Kerry como vencedor do debate, por até 16 pontos percentuais .