Título: Mortes por bactéria fecham maternidade
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/04/2011, Brasil, p. 14

SAÚDE PÚBLICA Depois da confirmação da terceira morte de recém-nascido no Hospital Universitário de Maceió, a direção-geral da instituição pública resolveu fechar a UTI neonatal e a maternidade por tempo indeterminado. A medida emergencial tem como principal objetivo o controle epidemiológico, evitando, assim, a contaminação de novos pacientes com a bactéria Acinectobacter baumannii, que é multirresistente a vários antibióticos, foi detectada recentemente em outras duas jovens e pode ter contribuído para o óbito de outras quatro pessoas, sendo três bebês e um idoso. As mortes ocorreram entre 22 e 25 de março.

A UTI Neonatal já tinha sido interditada em fevereiro deste ano justamente por exames terem revelado a presença da mesma bactéria. A interdição foi solicitada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Para tentar contornar os problemas, a unidade foi dividida e uma das alas passou a funcionar como isolamento para os pacientes contaminados, o que parece não ter surtido efeito prático pelos fatos registrados nos últimos dias.

Defesa Segundo o diretor-técnico do hospital, Alberto Fontan, é impossível garantir que os quatro óbitos dos últimos dias tenham ocorrido exclusivamente em decorrência da bactéria. Isso porque os pacientes apresentavam outras doenças ¿ no caso do idoso, houve um acidente vascular cerebral ¿ ou prematuridade extrema ¿ um dos bebês nasceu com má-formação e pesando pouco mais de 500g. Os outros pesavam cerca de 1kg cada. De acordo com a direção, a UTI Neonatal do Hospital Universitário está com seis recém-nascidos internados. Todos estão tomando medicamentos para combater à bactéria, diagnosticada em três deles.

Fontan explicou que o fechamento da maternidade é necessário porque o hospital é referência em Alagoas para gestantes de alto risco e os bebês dessas pacientes normalmente necessitam do internamento na UTI Neonatal. Ele descartou a possibilidade de fechamento de todo o hospital e informou que vai tentar transferir o maior número possível de pacientes para outras unidades. A medida ajuda o hospital a adotar os procedimentos previstos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desinfecção de ambientes, equipamentos e demais estruturas de setores contaminados.