Título: Merial brasileira será base exportadora
Autor: Paulo Soares
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Agribusiness, p. B-12

Empresa amplia a capacidade de produção para atender mercado mundial de parasiticidas. Empresas dos mais variados segmentos do agronegócio estão transformando as unidades industriais no Brasil como base para exportação para todo o mundo, por conta dos custos considerados mais competitivos e mão-de-obra capacitada. Indústrias de defensivos químicos, como a Monsanto, e de colheitadeiras, como a Agco, já haviam tomado essa decisão. Agora na área de saúde animal, a Merial segue o mesmo caminho e elegeu o Brasil como unidade fornecedora de parasiticidas - princi-palmente para bovinos - ao mercado internacional.

Segundo informa Jorge Solé, vice-presidente da Merial para o Brasil e América Latina, os investimentos da empresa nos últimos cinco anos totalizaram US$ 25 milhões, em tecnologia, segurança e capacidade de fabricação, além da expansão da capacidade de produção de vacinas contra febre aftosa. "Os pecuaristas brasileiros estão cada vez mais receptivos a novas tecnologias e a Merial enquadra-se nesse cenário", diz o argentino Solé, que mora há mais de cinco anos no Brasil.

Marca líder

A unidade industrial no Brasil está localizada em Paulínia (SP), a cerca de 20 quilômetros da administração central do grupo, que fica em Campinas (SP). De acordo com as previsões da Merial, a indústria de antiparasitários inaugurada neste ano, principalmente do Ivomec, marca líder de mercado, foi instalada com o objetivo de abastecer países da América Latina, África do Sul e Oceania.

Solé informa inclusive que a unidade atende às exigências da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana responsável por alimentos e medicamentos. "Será a primeira fábrica de produtos veterinários do Brasil autorizada a exportar para os Estados Unidos", afirma o vice-presidente da Merial.

Os investimentos do grupo levaram em conta as perspectivas de crescimento da pecuária brasileira e também dos demais países latino-americanos. Solé informa que o mercado brasileiro cresceu muito nos últimos anos e que a liderança nas exportações mundiais de carne bovina qualificam o País como uma das prioridades da Merial. Acima de tudo, os números do setor confirmam a aposta da empresa, na medida em que a pecuária brasileira já movimenta por ano cerca de R$ 55 bilhões, e conta com 180 milhões de cabeças de gado, produção de mais de 7 milhões de toneladas de carne por ano e produção de 21 bilhões de litros de leite.

No mundo, as vendas globais da Merial totalizam cerca de US$ 1,8 bilhão em mais de 150 países e com 6 mil empregados. Os principais mercados da Merial são os Estados Unidos e os países da Europa, de onde a empresa obtêm por ano cerca de 80% de suas vendas. A sede administrativa da empresa, que oferece linha de produtos para a melhoria da saúde dos animais, está localizada no estado de Atlanta, nos Estados Unidos.

América Latina

A América Latina representa 10% das vendas totais da Merial. O Brasil tem uma participação de mais ou menos 60% no total das vendas dirigidas à América Latina. O mercado mundial movimenta cerca de US$ 11,3 bilhões por ano. No Brasil, o faturamento da Merial atinge algo em torno de R$ 230 milhões e cresce em média 4% a 5% nos últimos anos. De acordo com Solé, a participação da empresa no mercado interno oscila em 12%, na medida em que as vendas totais de produtos veterinários no Brasil oscilam em R$ 2,5 bilhões, ou cerca de US$ 830 milhões.

Na opinião do vice-presidente da Merial, um dos objetivos básicos da empresa é tornar o produtor um parceiro. "Nosso foco é levar ao agricultor soluções que visem aumentar produtividade e reiterar qualidade", afirma o executivo. A Merial é uma joint venture entre a Merck & Co.Inc. e Aventis, parte do grupo Sanofi-Aventis.