Título: Monsanto recupera patente de algodão
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/10/2004, Agribusiness, p. B-12
A Monsanto anunciou sua vitória em uma disputa que se arrastava havia 12 anos a respeito de patentes de tecnologia usada para modificar genes em plantas como o algodão.
O Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos determinou que a Monsanto foi a primeira a inventar a transformação genética de plantas dicotiledôneas por bactérias do gênero Agrobacterium. A decisão encerra uma disputa com o Instituto Max Planck e com outros, informou em um comunicado. A companhia usou a tecnologia para criar as sementes de algodão Bollgard, resistentes à broca, disse o porta-voz Ben Kampelman.
"Esperamos que esta decisão abra o caminho para os cientistas da Monsanto receberem uma patente para esta importante tecnologia", disse Kampelman. O diretor de Tecnologia, Robert T. Fraley, e outros cientistas da Monsanto, que ajudaram a desenvolver ferramentas para fazer as sementes transgênicas, inclusive a transformação genética de plantas dicotiledôneas por bactérias do gênero Agrobacterium, ganharam a Medalha Nacional de Tecnologia em 1998, disse a companhia.
A Monsanto pretende aumentar as vendas de sementes transgênicas, pois caiu a demanda de produtos químicos para culturas, como o herbicida Roundup. As ações da Monsanto subiram 73 centavos de dólar, ou 2%, para US$ 37,14 no pregão composto da Bolsa de Nova York. No ano passado, os papéis ganharam 47%.