Título: Alheio à críticas, Lula recebe eleitos no Planalto
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/10/2004, Política, p. A-7

Alheio às críticas da oposição, que acusa Luiz Inácio Lula da Silva de haver transformado o Palácio do Planalto em comitê de campanha para eleger prefeitos do PT, o presidente recebe hoje o prefeitos reeleitos César Maia (PFL), Rio de Janeiro, e Ricardo Coutinho (PSB), de João Pessoa (PB).

Dando prosseguimento à série de encontros com os novos prefeitos, na segunda-feira, Lula tem encontro com Teresa Jucá (PPS), reeleita para governar Boa Vista (RR).

Na última terça-feira, Lula reuniu os seis prefeitos petistas das capitais, eleitos no primeiro turno. Eles estavam acompanhados pelo presidente do PT, José Genoino, e o tesoureiro da legenda, Delúbio Soares. Do encontro saíram estratégias para eleger os 24 candidatos do PT, no segundo turno das eleições municipais. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, a idéia do presidente é receber os prefeitos eleitos nas capitais, independentemente a que partido estejam filiados.

Abrir as portas do Planalto para comemorar os resultados das eleições é um ponto. Outro, questionado pelo governador de Sergipe, João Alves (PFL), é pedir voto para uma candidatura, citando Marta Suplicy (PT), que concorre à reeleição em São Paulo. "Isso não dá. Uma coisa é o presidente subir nos palanques. Eu acho que ele tem todo o direito de ir aos comícios. Agora, transformar o Planalto em Comitê, não dá. É uma questão de interpretação da ética", completou João Alves.

Mas há quem não veja qualquer problema em Lula receber aliados no Planalto. O vice-presidente, José Alencar, disse que tudo não passou de uma cortesia de Lula. Já o ministro da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, admite que não há qualquer impedimento ético no ato do presidente. Pires disse que a oposição está usando o seu direito de espernear, quando questiona a atitude de Lula. "O presidente não pode ser uma pessoa amorfa, de uma neutralidade vazia. Ele tem compromissos e tem que saber respeitá-los. Não há nada demais no que aconteceu", afirmou o ministro.

Até oposicionista como o governador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), acha que o ato de Lula não tem nada demais. Alcântara disse que o errado é Lula beneficiar prefeituras aliadas. "Receber prefeitos não é nada demais porque o presidente tem um partido político e quis discutir a eleição. O que eu questiono é favorecer prefeituras em detrimento de outras", afirmou.

Paulo Souto, governador da Bahia (PFL), está do lado dos que criticam o presidente e sugeriu que Lula evitasse repetir alguns comportamentos duvidosos durante a campanha.

Palanque ou não, amanhã o presidente Lula participa de atos em cidades governadas pelo PT, cujos prefeitos concorrem à reeleição no segundo turno. Pela manhã, o presidente toma café com a prefeita Marta Suplicy, na Associação Internacional de Municípios.