Título: ThyssenKrupp estuda a aquisição da Corus
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/10/2004, Indústria & Serviços, p. A-11

A alemã ThyssenKrupp estuda a possibilidade de comprar a rival anglo-holandesa Corus, um acordo que poderia criar a terceira maior siderúrgica do mundo, informou uma fonte ligada à fabricante de aço. As duas empresas negam que estejam discutindo uma fusão, mas a sugestão de uma possível união fez com que as ações da Corus disparassem no mercado, enquanto que preocupações quanto às dívidas da ThyssenKrupp pesaram sobre as ações e bônus da empresa.

"A Corus será examinada primeiro", afirmou essa fonte à Reuters, acrescentando que os planos da ThyssenKrupp ainda estão em um estágio inicial. A fusão daria início à esperada onda de consolidação do setor, já que muitos analistas duvidam que as 15 siderúrgicas existentes no mundo tenham capacidade de continuar competitivas isoladamente.

Um porta-voz da ThyssenKrupp informou, entretanto, que ainda não há contato algum com a Corus ou qualquer outra empresa do setor. A Corus também negou contato com a empresa alemã para discutir a fusão. Uma matéria do jornal Financial Times da edição de ontem dizia que Ulrich Middelmann, chefe da divisão de aço da ThyssenKrupp, havia levantado a possibilidade de uma fusão com a Corus, mas que a empresa manteria a conversa informal. Alguns analistas acham que a menção de uma possível fusão não é uma surpresa, já que a ThyssenKrupp estava buscando oportunidades de consolidação no setor.