Título: Farmácias reajustam remédios
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/04/2011, Economia, p. 23

CUSTO DE VIDA O aumento no valor dos remédios começará a pesar no bolso do consumidor ao longo da próxima semana. Desde ontem, as farmácias começaram a mudar as tabelas, seguindo a autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para reajuste de até 6,01%, maior alta desde 2006. No ano passado, o aumento foi de 4,83%. Segundo os analistas, o impacto da alta dos medicamentos no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril será de 0,17 ponto percentual.

O vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma) e presidente da drogaria Rosário, Álvaro Silveira Júnior, explicou que os brasileiros ainda não notaram o aumento porque vários medicamentos só terão os preços atualizados no início da próxima semana. ¿Até terça-feira, os novos valores devem ser expostos. A correção das tabelas depende de cada drogaria¿, disse. Produtos de higiene e fitoterápicos, comercializados em farmácias, não sofrerão alterações de preços.

A tendência, segundo os empresários, é de algumas drogarias darem descontos aos consumidores, como forma de não perderem mercado para os competidores. ¿A concorrência está grande. Por isso, os abatimentos são essenciais para o crescimento das vendas. Pode ser que algumas farmácias até adiem o reajuste¿, afirmou. ¿Os medicamentos de uso contínuo, geralmente, têm decréscimos generosos¿, completou.

Apesar de o aumento liberado pela Cmed ainda não ter chegado completamente às prateleiras, o brasileiro que precisa de produtos farmacêuticos sentiu no bolso o impacto de alguns movimentos de alta em março. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em cidades como Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, os remédios subiram até 1,48%. Na média nacional, os antigripais foram os principais responsáveis pela evolução dos preços, acumulando, em 2011, alta de 1,19%.