Título: Sentra mexicano será exportado para o Brasil.
Autor: Sandra Azedo
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/10/2004, Transporte & Logística, p. A-16

Para o Brasil, portanto, "sobrou" o Sentra. Se será bom ou ruim para a marca ainda é um quadro um tanto quanto indefinido neste começo. Não dá para dizer exatamente que se trata de um carro de volume, já que a meta é ter 0,86% de market share na categoria de sedans médios no Brasil até o ano que vem. Muito menos de imagem, porque essa versão que será apresentada aos brasileiros já existe desde 1999 o que implica num design defasado. Além da vantagem de alíquota, há mais dois pontos há considerar e que podem explicar a importação do Sentra: o primeiro é o fato de que a Nissan informa ter a necessidade de oferecer um automóvel de maior volume no Brasil. Até então vende apenas utiliário-esportivo e picape, modelos 4x4, e mais recentemente começou a importar o 350Z, um esportivo para valorizar a marca, pois custa R$ 228 mil.

E outra razão para a importação do Sentra é poder estar, de certa forma, preparando terreno para a chegada de uma nova versão desse sedã médio. Daqui a exatamente 43 semanas será apresentada mundialmente a nova versão do Sentra, com estréia prevista para o verão (Hemisfério Norte) de 2006.

O Sentra é produzido na unidade de Aguascalientes (existem duas plantas no México), de onde saem também os veículos Tsuru, Renault Clio e Nissan Platina, que é exatamente o nosso Clio Sedã, inclusive com o motor 1.6 16V, só que vendido com o símbolo da marca japonesa. Nessa mesma planta, que está em fase de expansão (investimentos ainda não revelados), são produzidos ainda motores 1.8 e 2.5. A unidade foi inaugurada em 1983 para a produção de propulsores e apenas em 1992 começou a produzir automóveis.

De acordo com a diretora corporativa da Nissan do Brasil, Kátia da Costa, o trabalho com o Sentra está apenas em seu início. "Vamos começar oferecendo a versão 1.8, mas outras novidades não estão excluídas", afirma Kátia. A executiva informa ainda que os compradores do Sentra devem ser, em sua maioria, clientes vindos de outros veículos e até mesmo antigos proprietários desse modelo. O Sentra, em outra versão, já foi vendido no Brasil. Isso foi entre 1993 e 1996, com a comercialização de 937 unidades.

Detalhe: à época a Nissan atuava apenas como uma importadora e não como uma subsidiária, já que hoje possui no Brasil uma fábrica (em conjunto com a Renault), onde produz o Xterra e a Frontier.

A Nissan do Brasil, comercializou, de janeiro a setembro de 2004, 5,7 mil veículos. "Estreamos no País com o segmento de 4x4, o que foi muito feliz", comenta Kátia. "Agora, estamos dando início a nova fase", anuncia a diretora corporativa da Nissan do Brasil.